Ferramentas sugerem que os neandertais viveram numa ilha dinamarquesa há 120.000 anos

Antigas ferramentas enterradas nas encostas de uma ilha dinamarquesa deram aos arqueólogos uma pista valiosa: os neandertais podem ter lá vivido há 120.000 anos.

Uma equipa de arqueólogos de dois museus dinamarqueses, o Museu Nacional e o Museu Roskilde, encontrou restos de ferramentas que terão sido confecionadas por neandertais na ilha dinamarquesa de Ejby Klint. As pedras de sílex e as cascas de mexilhões terão sido raspadas para se tornarem lâminas afiadas, avança o Daily Mail.

A descoberta destes artefactos pode apontar para a presença do Homem nesta região muito antes do que se imaginava. Lasse Sorensen, do Museu Nacional da Dinamarca, acrescentou que pode reescrever a história do país, se se confirmar que as pedras foram mesmo trabalhadas por neandertais.

O investigador realçou que uma das implicações desta descoberta é que os neandertais teriam chegado ao país 80.000 anos antes do Homo sapiens chegar à Europa.

“Pensei que não encontraríamos nada, mas, na verdade, encontramos algumas pedras com possíveis vestígios de terem sido trabalhadas humanamente, e isso é incrível”, comentou. A ilha fica a 48 quilómetros da costa do continente, o que indica que os hominídeos teriam que ter navegado para chegar ao local.

Os artefactos serão agora estudados através de análises profundas. O solo ao redor do local da descoberta será também analisado, para que seja possível confirmar esta hipótese.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal continental tem 83,89% da população com vacinação completa

Cerca de 8,27 milhões de pessoas em Portugal continental tinham a vacinação completa contra a covid-19 até às 19h00 deste domingo, revelou à agência Lusa fonte oficial da task force que coordena o processo de …

Mulheres ganham 9% das câmaras, menos do que em 2017

Das 308 câmaras do país, 28 foram ganhas por uma mulher, o que corresponde a aproximadamente 9% do total e menos do que as 32 autarcas eleitas em 2017, segundo o portal de dados estatísticos …

Turismo só usou um terço das linhas de crédito criadas para o setor

A utilização das linhas de crédito destinadas especificamente ao turismo ficou aquém do esperado. Até agora, as empresas só utilizaram cerca de 30% destas linhas, que disponibilizam um valor conjunto de 400 milhões de euros. Rita …

Carla Tavares reeleita na Amadora. Suzana Garcia assume responsabilidade da derrota

 A socialista Carla Tavares foi reeleita, este domingo, com maioria absoluta, como presidente da Câmara Municipal da Amadora, no distrito de Lisboa. Os resultados da noite eleitoral deram o triunfo à candidatura liderada pela socialista Carla …

Corrida aos combustíveis. A antecipar um "inverno difícil", Reino Unido vai dar vistos temporários a camionistas

A falta de camionistas tem levado a filas nas bombas de combustíveis e entre 50% e 90% já estão vazias em algumas zonas do país. O governo vai dar vistos temporários a camionistas e está …

Vencedores e vencidos, numa noite eleitoral de perder o fôlego

A noite eleitoral foi longa e de perder o fôlego até ao último minuto. Entre alguns imprevistos, surpresas e validações, Lisboa foi o palco dos maiores holofotes: Carlos Moedas foi o grande e surpreendente vencedor …

Isaltino Morais reeleito em Oeiras. CDU perdeu vereador

O candidato independente Isaltino Morais foi reeleito presidente da Câmara de Oeiras nas eleições autárquicas deste domingo, tendo dedicado a vitória à juventude. “Não importa a percentagem. O que importa é que crescemos muito, aumentámos a …

Ganhar os jogos todos: quem consegue fazer o que o Benfica faz?

Ainda ninguém conseguiu travar o líder do campeonato português. Mas há outras equipas europeias a conseguir o mesmo. O Benfica está a construir um percurso inicial no campeonato português que não se via há quase 40 …

Tribunal admite que testemunha de Jeová menor recuse transfusão que lhe pode salvar a vida

Jovem de 16 anos que tem leucemia aguda recusou transfusões de sangue durante internamento no IPO. Caso consiga provar em tribunal capacidade de discernimento e maturidade justiça terá de desistir de lhe impor tratamento. O Instituto …

Koeman não teve dinheiro para reforços, mas Barcelona investiu milhões na equipa B

Embora Ronald Koeman não tenha recebido dinheiro para gastar em transferências, o Barcelona investiu 4 milhões de euros na equipa B. O Barcelona teve de apertar o cinto durante o mercado de transferências de verão. Os …