/

Navio naufragado e ponte da II Guerra descobertos na Polónia

Podwodne wraki Warszawy / Facebook

O navio naufragado encontrado no rio Vístula, na Polónia

Arqueólogos subaquáticos descobriram um navio naufragado centenário e uma ponte destruída durante a Segunda Guerra Mundial num rio na Polónia.

De acordo com o site Science in Poland (SIP), citado pela revista Newsweek, o navio naufragado, que mede cerca de seis metros de largura e quase 37 de comprimento, foi descoberto no rio Vístula, o mais longo da Polónia.

“Este foi provavelmente um grande navio de transporte usado entre os séculos XIV e XVIII”, afirma ao SIP Artur Brzóska, líder do projeto de investigação da Universidade de Varsóvia.

Com base na estrutura de madeira descoberta, com quase 250 quilos, a equipa estima que a embarcação possa ter sido capaz de transportar até 100 toneladas de carga — embora não esteja ainda claro o que foi carregado pelo barco.

Apesar disso, Brzóska acredita que o navio foi usado para transportar alimentos para Gdansk, uma cidade portuária situada na costa báltica do país. “Esses bens não podiam ser preservados”, acrescenta.

Além do naufrágio, a equipa de arqueólogos descobriu restos de uma ponte destruída da II Guerra Mundial numa parte do rio perto da vila de Łomianki Dolne. Entre os detritos estavam uma estrutura de aço e as estacas usadas para suportar a ponte.

“As nossas análises e informações históricas mostram que a ponte foi construída por sapadores alemães“, disse Brzóska.

Os investigadores identificaram o navio e a ponte com recurso a um sonar montado numa lancha, que usaram para analisar cerca de 13 quilómetros de extensão do rio polaco.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.