Nave chinesa tripulada separa-se de laboratório espacial e inicia regresso à Terra

How Hwee Young / EPA

Os astronautas chineses Jing Haipeng e Chen Dong preparam-se para o lançamento da nave Shenzhou-11

Os astronautas chineses Jing Haipeng e Chen Dong preparam-se para o lançamento da nave Shenzhou-11

A nave espacial chinesa Shenzhou-11, tripulada pelos astronautas Jing Haipeng e Chen Dong, iniciou esta quinta-feira o regresso à Terra, após separar-se do laboratório Tiangong-2, ao qual permaneceu fixada durante o último mês.

Durante a manhã de hoje, no horário da China, a nave desconectou-se do Tiangong-2 e está previsto aterrar esta sexta-feira, segundo a agência oficial Xinhua.

O Shenzhou-11 deve permanecer no espaço, próximo do laboratório espacial, até que receba do centro de controlo em Pequim ordem para entrar na atmosfera.

Jing e Chen partiram da base de lançamentos de Jiuquan, no deserto de Gobi, norte da China, a bordo do Shenzhou-11, em 17 de outubro passado e atracaram no laboratório espacial no dia 19.

(dr) SinoDefence

A nave espacial chinesa Shenzhou 11 é baseada no design da russa Soyuz

Os astronautas viveram e trabalharam no laboratório espacial, que foi lançado em setembro, onde realizaram experiências científicas e preparam o funcionamento da futura estação espacial chinesa, que deve começar a operar em 2022.

O Tiangong-2 irá manter-se na sua órbita atual, a cerca de 393 quilómetros de distância da superfície terrestre.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …