Navalny diz estar a ser alvo de três novos processos judiciais

(h) Alexei Navalny / EPA

-https://zap.aeiou.pt/russia-excluir-eleicoes-movimento-navalny-403550

O oposicionista russo Alexei Navalny, preso desde janeiro na Rússia, disse esta terça-feira que está a ser alvo de mais três processos judiciais, numa altura em que o movimento que lidera sofre pressões por parte das autoridades.

Através de uma mensagem difundida pelo Instagram, Navalny afirmou ter sido acusado de desvio “de todos os fundos doados” à organização anticorrupção e de ter criado um grupo que “viola os direitos das pessoas” devido a insultos recentes contra um juiz durante um julgamento, noticiou a agência Lusa.

O dirigente da oposição, de 44 anos, referiu que recebeu a visita de “um inspetor de um poderoso comité de inquérito” encarregado de investigações criminais “importantes”.

“Ele disse-me que ‘na nossa querida Rússia’ estão a ser investigados três casos graves e que 21 investigadores estão envolvidos. Em cada um dos casos, o criminoso sou eu”, escreveu Navalny no Instagram.

“A minha poderosa organização criminosa está a crescer. Estou a cometer cada vez mais crimes”, ironizou, acrescentando que “é um génio do submundo”.

Detido em janeiro, quando regressou à Rússia depois de ter sido tratado na Alemanha na sequência de envenenamento, Navalny foi condenado a dois anos e meio de prisão efetiva num caso de fraude.

O oposicionista encontra-se num estabelecimento prisional na região de Vladimir, a uma centena de quilómetros de Moscovo, tendo cumprido uma greve de fome em abril, em protesto contra as condições em que se encontra na prisão.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.