Naufrágio no Danúbio faz sete mortos e 19 desaparecidos

Zoltan Mathe Hungary Out / EPA

As autoridades húngaras reviram esta quinta-feira em alta o número de mortos no naufrágio do Danúbio de três para sete, enquanto prossegue a procura de desaparecidos.

“Até ao momento, há sete mortos”, disse a porta-voz dos serviços de emergência, Pál Gyorfi. A BBC diz que os sete mortos eram sul-coreanos e que há ainda 19 desaparecidos. Outras sete pessoas que tinham sido resgatadas estão hospitalizadas, acrescentou Gyorfi, em declarações transmitidas pela televisão pública M1.

A televisão estatal, citando o Ministério do Interior húngaro, tinha informado que a colisão de um barco de turismo no Danúbio na quarta-feira à noite (por volta das 22h), em Budapeste, tinha provocado três mortos, estando 16 pessoas desaparecidas, tendo sido salvos 18 passageiros.

A colisão ocorreu na proximidade do parlamento de Budapeste. O barco turístico Hableány (ou Sereia) tinha 32 turistas e dois tripulantes. Gyorfi não especificou quantas pessoas continuavam desaparecidas. Os turistas asiáticos estariam em maioria. As pessoas foram atiradas para fora do barco com a colisão.

O Danúbio está com águas acrescidas pelas chuvas dos últimos dias, pelo que tem uma forte corrente, o que está a dificultar os trabalhos das equipas de resgate na Hungria. Até ao momento, a polícia só informou que está a realizar operações de salvamento.

O porta-voz da empresa proprietária do barco, a Panoráma Deck, Mihály Tóth, disse à televisão que se desconhecem as causas do acidente. “Não sabemos o que aconteceu. O barco afundou-se. Não sabemos em que estado está”, adiantou. Segundo Tóth, os turistas que viajavam no barco sinistrado eram asiáticos.

ZAp // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.