NASA vai testar 6 propostas para habitações espaciais em futuras missões

Para irmos mais longe na exploração espacial será necessário que os astronautas tenham condições para o fazer, e por isso mesmo a NASA vai testar diferentes propostas de 6 empresas sobre como se poderão criar os habitats que os suportem em missões espaciais de longa duração.

Neste tipo de coisas tudo tem que ser testado até ao limite antes de ser enviado para o espaço, e por isso mesmo a NASA vai primeiro avaliar que tal estas propostas se comportam no solo, criando protótipos funcionais que servirão para avaliar o seu desempenho e funcionalidade.

A agência espacial norte-americana pediu propostas à Bigelow Aerospace, Boeing, Lockheed Martin, Orbital ATK, Sierra Nevada Corporation, e NanoRacks. Na fotogaleria acima, o estudo que cada uma delas apresentou.

Contrariamente ao que se poderia pensar, principalmente depois de ver as naves especiais nos filmes de ficção científica, as propostas são bastante modestas, sendo que nalguns casos se reduzem a um pequeno conjunto de módulos.

Os projectos mais ambiciosos assemelham-se a uma ISS expandida, e alguns dos projectos dão uso aos módulos insufláveis expansíveis.

O conceito da NanoRacks tenta reaproveitar os estágios superiores dos foguetes lançadores, reutilizando-os como módulos habitacionais.

Mesmo que seja de forma modesta, este é mais um passo na direcção das estrelas, e que será indispensável para permitir que se aspirem a objectivos cada vez mais ambiciosos.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …