/

Duas bonecas da NASA vão voar em redor da Lua para serem atingidas por radiação

5

HubertRoberts / Wikimedia

Duas pessoas a usar o sistema de proteção AstroRad

Em 2020, quando a NASA lançar a nave Orion como parte da missão Artemis I – a primeira de uma série de missões que levarão a primeira mulher e o próximo homem a pousar na Lua, – dois manequins femininos estarão a bordo.

Os manequins, chamados Helga e Zohar, viajarão uma distância maior do que qualquer humano já percorreu numa nave espacial. Os dois manequins estarão sentados nos assentos dos passageiros, para serem atingidos por radiação durante a viagem, a fim de medir a eficácia dos novos fatos projetados para proteger órgãos e tecidos mais sensíveis à radiação, como por exemplo, o peito, estômago, intestinos, pulmões, medula óssea e ovários.

De acordo com a Agência Espacial Europeia, os manequins são compostos por 38 fatias de plástico equivalente ao tecido, simuladas para replicar a densidade variável de tecidos, ossos e órgãos nos torsos femininos adultos. Além disso, serão equipados com 5.600 sensores para medir a quantidade de radiação que os astronautas enfrentarão em futuras missões.

Desenvolvido pela empresa israelita e americana StemRad, os coletes AstroRad, de acordo com testes realizados na Terra, deverão fornecer proteção aos astronautas, em conjunto com o abrigo contra tempestades do módulo da tripulação Orion, onde os astronautas se protegerão se acontecer algum evento de radiação.

Se o teste for bem-sucedido, isso significaria que os astronautas poderiam realizar atividades importantes mesmo durante uma tempestade de protões, de acordo com a StemRad.

Os fatos, que são feitos para o torso feminino, – mas que podem ser ajustados para corpos masculinos – usam blocos de polietileno que já são usados ​​para proteger os dormitórios dos astronautas na Estação Espacial Internacional, segundo o Space.

Durante a missão, Zohar será a boneca sortuda que usará o traje, enquanto Helga enfrentará todos os efeitos dos raios cósmicos galácticos e das partículas solares emitidas pelo Sol durante as explosões solares.

“A blindagem em si do AstroRad é composta por um polímero com uma alta abundância de hidrogénio, o que é vantajoso para a proteção contra a radiação espacial, pois minimiza a geração de radiação secundária”, de acordo com a StemRad. “Elementos de blindagem sólidos individuais são organizados numa arquitetura semelhante a uma balança para permitir um movimento desinibido e confortável dos astronautas enquanto usam o AstroRad.”

Atualmente, a StemRad está a explorar o uso de materiais plásticos reciclados gerados a bordo das naves espaciais do futuro para uso nos elementos de blindagem, o que reduziria drasticamente a massa de carga útil associada ao equipamento.

ZAP //

5 Comments

  1. Só inventam, Israel e Estados Desunidos.!?! Tanto dinheiro pra fatos pra estragar pra quê,?
    E nem precisam de adaptar pra homem e pra mulher, principalmente na zona do porque ele agora, meu amigo, há homens a fazer tudo por tudo por ter as mamas maiores que as mulheres.
    E antes das bonecas serem atingidas, já o dispositivo que as transporta está chamuscado e elas esturricadas.
    Depois vão à lua quando? Cabe lá isso na cabeça de alguém?
    E como é que vão, com os pés de fora não?!
    Enfim, Deus Nosso Senhor vos dê o que tmp falta.
    Então as pedras que caem, ou que se atiram de lá de cima são fundidas com a temperatura lá do alto, como é que vão mandar humanos?
    Porquê? É pelo prazer de queimar as pessoas? Já não chega fazerem isso aqui? Quê já querem ir lá pra cima fazer terra fresca, é?
    Isso é falta de terem tido mas era quem lhe tivesse dado umas lostras,umas valentes sordilhas,através da ventas que eles aprendiam a ser gente, que é o que era.
    Há pelo menos algo a aproveitar, se as bonecas, forem o que se vê na imagem, tem algo útil, pra ensinar, que é encarar a morte com um sorriso.

  2. E mais…que até me esqueci de dizer no outro, que isto até deixa uma pessoa com cabeça na lua, então agora tanta alta ciência, e afinal andam a brincar às bonecas! Mm. Cambada…

  3. não percebo!

    mas isto já não estava tudo resolvido?
    já não houve não sei quantas missões tripuladas à lua?

    que se saiba nenhum astronot dessas missões morreu de cancro ou de algo ligado a radiação, aliás ainda andam por aí vivinhos uns quantos.

    “Os manequins, chamados Helga e Zohar, viajarão uma distância maior do que qualquer humano já percorreu numa nave espacial.”

    volto a perguntar, mas afinal o homem já não pisou a lua?
    já não fez esses quilómetros todos?

    • Julgo que a problematica é esta …possivelmente é o artigo que não entra em detalhe..

      1) todas as missões tripuladas na lua aterram sempre, na face onde não incidia a luz solar, devera ser essa a problematica da radiação.

      2) Quanto a distancia, acredito que seja, na superfice do satelite.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.