/

Imagens da NASA mostram a “seca severa” (e preocupante) em Portugal

Rui Fonseca / Facebook

Barragem Alto Lindoso

Foto de 19 de Julho de 2022 mostra seca severa que afecta Barragem do Alto Lindoso.

As barragens do Alto Lindoso e do Alto Rabagão, no norte de Portugal, têm níveis de água historicamente baixos num ano de “seca severa” histórica. E a NASA revela imagens que atestam a situação preocupante da falta de água.

A agência espacial norte-americana divulga imagens de satélite comparativas entre este ano e 2021 que atestam a dramática falta de água em duas das barragens mais importantes de Portugal, no Alto Lindoso e no Alto Rabagão.

Estas imagens captadas pelo OLI (Operational Land Imager) analisam a mudança verificada nos níveis de água entre Março de 2021 e Fevereiro de 2022, atestando uma redução drástica nas duas barragens.

“A seca severa que começou em Novembro de 2021 piorou significativamente“, com as reservas de água a atingirem reduções assinaláveis, aponta a NASA.

“No final de Janeiro, quase todo o país estava a enfrentar condições de seca moderada a severa, de acordo com o Instituto Português de Meteorologia”, acrescenta a entidade.

“A meio do que, normalmente, seria um Inverno chuvoso, 54% do país estava a passar por uma seca moderada, 34% estava em seca severa e 11% estava em seca extrema”, conclui a NASA.

As imagens comparativas permitem ver manchas claras de seca que apareceram de um ano para o outro no Alto Rabagão.

NASA

Seca na barragem do Alto Rabagão

NASA mostra seca na barragem do Alto Rabagão.

Também no Alto Lindoso, a situação é preocupante, como se pode ver na imagem seguinte captada no início deste ano pela NASA.

Seca na barragem do Alto Lindoso.

Seca na barragem do Alto Lindoso em Fevereiro de 2022.

Entretanto, a situação de seca ainda se agravou mais, com a chegada de Verão e ondas de calor também históricas. Há zonas em Portugal, e também em Espanha, que estão agora mais secas do que alguma vez estiveram nos últimos 1200 anos.

Em imagens divulgadas nas redes sociais divulgadas pela VOST Portugal, Associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência, e que foram captadas pelo Copernicus, o programa de observação da Terra da União Europeia, é possível confirmar isso mesmo.

Na Albufeira da barragem do Alto do Rabagão, o cenário é “desolador”, como afirma por quem lá passou nos últimos dias. Mas no Alto Lindoso, a situação será ainda pior.

Susana Valente, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.