NASA

Earthrise 2015, o Nascer da Terra visto da Lua pelo Lunar Reconnaissance Orbiter
NASA divulgou imagens impressionantes que mostram como é ver, durante um ano, o nosso planeta a partir do Sol.
O satélite DSCOVR está posicionado de forma contínua entre a Terra e o Sol, tendo uma visão permanente do lado iluminado do nosso planeta.
Passado um ano, nada melhor do que o vídeo divulgado pela NASA que nos mostra exatamente como seria olhar para a Terra se a estivéssemos a ver a partir do Sol.
Bastante mais afastado que a maioria dos satélites, o DSCOVR – que até já apanhou a lua a passar – tem perspectiva privilegiada sobre o nosso planeta do lado em que é sempre “de dia”.
A câmara EPIC a bordo capta uma foto a cada duas horas, permitindo uma análise sem precedentes sobre o movimento das nuvens, assim como a evolução das culturas, florestas e vegetação.
São imagens impressionantes, e que agora foram compiladas para criar um time-lapse que nos mostra o nosso planeta ao longo do ano que demora a orbitar o Sol.
Como seria bom que “cá em baixo” as coisas fossem tão pacíficas como parecem ser vistas “lá de cima”.
A Terra vista do… Sol?! LOL A quanto milhões de Km está o Sol da Terra?! 149milhões Km, em números redondos…
Era mais correcto se fosse “vista na direcção do Sol”, uma vez que o satélite está geoestacionário, a pouco mais de 1.500.000Km (1milhão de milhas) da Terra e não regista sequer a parte da noite no planeta.
Caro(a) Ju,
Obrigado pelo seu reparo. Tem toda a razão.
Vamos no entanto manter o título como está.
Não deixa de ser “vista do Sol” um vez que é dessa perspectiva. Embora seja mais afastado do Sol que a Terra está a ser fotografada. E claro que tem que haver espaço para uma interpretação menos literal. Que de resto é muito natural e aceitável para títulos de notícias…
Neil Degrassi diz muito claramente que a Terra tem formato de uma pêra “pear-shaped”. Porquê o formato circular perfeito que vemos, e onde estao os satelites e a lua???
Onde esta o meu comentário? ??