/

A NASA mentiu-nos no anúncio dos novos fatos dos astronautas que vão à Lua

Axiom Space

O protótipo do fato mostrado pela NASA é preto, mas o verdadeiro modelo usado pelos astronautas será branco.

A 15 de março, a NASA revelou um novo protótipo do fato espacial da Axiom Space que os astronautas que vão à Lua com a missão Artémis vão usar — mas a agência mentiu-nos a todos.

Apelidado “AxEMY Next Generation”, o fato vai proteger os primeiros astronautas que vão caminhar na superfície lunar desde 1972, incluindo a primeira mulher de sempre. Mas o protótipo que nos foi mostrado difere do fato que os cientistas vão verdadeiramente usar num detalhe: a cor.

O fato anunciado é preto, com riscas laranja e azuis. No entanto, os astronautas não podem usar fatos escuros na Lua, ou estarão a colocar-se em sério risco. Por esta razão, os verdadeiros fatos serão brancos, tal como o que foi usado por Neil Armonstrong em 1969.

A razão está longe de ser apenas uma questão estética. Num ambiente sem atmosfera que proteja os astronautas da radiação do Sol, manter a temperatura estável é essencial. Assim, os fatos devem ser brancos e reflectir a luz para ajudarem a manter os cientistas protegidos e isolados.

De acordo com a Axiom Space, o novo protótipo inclui uma “camada de cobertura usada apenas para fins de demonstração e para esconder o design com direitos de autor do fato”, relata a Business Insider.

Esther Marquis, figurinista da série da Apple Tv For All Mankind, que retrata uma versão alternativa da corrida ao Espaço na Guerra Fria, juntou-se à Axiom Space na criação do fato. Por enquanto, a sua versão definitiva continua a ser um segredo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.