NASA está a criar aparelho médicos ao estilo “Star Trek”

DR CBS Studios Inc

-

A NASA, em parceria com a empresa norte-americana GRoK Technologies, está a trabalhar em novos dispositivos médicos – que até agora só foram vistos nos filmes da série “Star Trek”.

Segundo acaba de divulgar a NASA em comunicado, dentro de alguns anos estarão disponíveis aparelhos médicos capazes de regenerar ossos e tecidos musculares em poucos minutos, usando técnicas que dispensarão por completo o uso de medicamentos.

Moshe Kushman, CEO da GRoK, empresa parceira da NASA nesta aventura, afirma que “isto já não é ficção-científica”.

“Tudo indica que no século XXI as ciências humanas terão uma evolução drástica e a GRoK está a trabalhar bastante para revelar a nova vaga científica”, explicou Kushman.

CNET / YouTube

Tricorder, da série "Star Trek": produtos similares podem tornar-se realidade em breve.

Tricorder, da série “Star Trek”: produtos similares podem tornar-se realidade em breve.

O objectivo é aplicar estas novas tecnologias no apoio a astronautas em viagens longas, uma vez que no espaço estão susceptíveis a ter perdas de massa muscular e óssea devido à baixa gravidade.

Produtos que fariam inveja ao Dr. McCoy

Entre os produtos que a GRok está a produzir, estão dois dispositivos bastante curiosos. O BioReplicates é uma tecnologia que possibilita a criação de modelos 3D de tecidos humanos. Estes materiais poderiam ser utilizados em testes de cosméticos, medicamentos e outros produtos que antes eram testados em animais.

A outra novidade, batizada de Scionic, é uma possível solução para a criação de aparelhos médicos destinados a diminuir dores musculares e no esqueleto, reduzindo inflamações tanto em seres humanos como em animais.

As tecnologias são baseadas em quatro patentes que foram registadas pelas duas organizações. Mas por enquanto, nenhum dos aparelhos existe ainda.

Impaciente para ver em acção os aparelhos que dispensam medicamentos? Acompanhe aqui as novidades e avanços tecnológicos que a NASA anuncia, e tome um calmante…

JD Hancock / Flickr

-

Adriano Padilha, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O vento solar é estranhamente atraído para o Pólo Norte (e não se sabe porquê)

Durante anos, os cientistas pensaram que o vento solar era igualmente atraído para os Polos Norte e Sul da Terra. No entanto, estudos recentes mostram que estas partículas parecem preferir o Norte - e não …

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …