Estudo. Narcisismo está associado à intenção empreendedora, mas não ao sucesso empresarial

Uma nova pesquisa da Universidade de Tilburg, na Holanda, lança luzes sobre a relação entre os traços de personalidade narcisistas e o empreendedorismo, com as conclusões a indicarem que que o narcisismo “é uma bênção mista”.

“Os sintomas de saúde mental, como PHDA [Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção] e autismo, são tradicionalmente rotulados de forma negativa. No entanto, há evidências crescentes de que os indivíduos com esses sintomas podem se destacar em certos ambientes de trabalho”, disse Yik Kiu Leung, autor do estudo e professor assistente de empreendedorismo na Universidade de Tilburg.

“Uma vez que as características do narcisismo, como a necessidade de atenção, admiração e poder se ajustam bem ao ambiente de trabalho do empreendedorismo, é importante estender a literatura anterior e fornecer uma visão sistemática da ligação entre o narcisismo e vários aspetos da empreendedorismo”, referiu.



Para o estudo, os investigadores examinaram dados de seis amostras independentes de indivíduos da França, do Japão e da Holanda, que realizaram avaliações aos traços narcisistas e a várias facetas do empreendedorismo. As amostras incluíram estudantes universitários, trabalhadores e empresários.

O estudo, publicado no Journal of Business Venturing Insights e citado pelo Psypost, incidiu sobre os traços narcisistas – presentes na população em geral, a diferentes níveis – e não o transtorno de personalidade narcisista, que é uma condição de saúde mental.

A equipa encontrou uma relação positiva entre o narcisismo e a intenção e a orientação empreendedora. Verificou, contudo, pouca associação entre o narcisismo e o sucesso nos negócios.

“Utilizando dados de cerca de 5.000 mil entrevistados, encontramos uma ligação positiva entre o narcisismo e a intenção de se tornar um empreendedor, bem como uma tendência a agir como um empreendedor (ou seja, assumir riscos, ser proativo e inovador)”, disse Leung ao PsyPost.

“Também é importante notar que, embora não tenhamos encontrado uma ligação clara entre o narcisismo e o sucesso nos negócios, os empresários que têm um nível mais alto de tendência narcisista relataram um nível mais alto de bem-estar, como a satisfação com a vida”, acrescentou o professor.

Numa pesquisa anterior, Leung descobriu que os empreendedores narcisistas tinham menos probabilidade de aprender com as falências dos seus negócios. Isso pode ajudar a explicar por que os empreendedores narcisistas não são mais bem-sucedidos, apesar de terem uma orientação mais empreendedora.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …