Napoleão passou uma noite na Grande Pirâmide do Egito e saiu de lá aterrorizado

Bomann-Museum / Wikimedia

Napoleão Bonaparte, óleo de autor desconhecido (1810)

Napoleão Bonaparte quis passar uma noite na Grande Pirâmide do Egito, imitando grandes líderes da História como Alexandre, o Grande, e Júlio César. No entanto, a experiência não se revelou boa: logo pela manhã, o líder militar francês saiu pálido e aterrorizado do interior da pirâmide.

O líder, que tinha saído vitorioso na Itália, desembarcou no rio Nilo durante o verão de 1798, com o objetivo de libertar o Egito da liderança dos turcos. Chegou acompanhado com mais de 30 mil soldados franceses e um vasto grupo de investigadores de diferentes áreas – matemáticos, físicos, químicos, biólogos, engenheiros, arqueólogos e historiadores.

Mais de uma centena de cientistas acompanharam o ditador francês com o objeto de estudar detalhadamente o Egito, desde as suas imponentes pirâmides até aos seus deus milenários, revela o portal ABC Historia.

A comitiva de investigação reunia as mais brilhantes mentes da época, entre os quais o matemático Gaspard Monge, fundador da Escola Politécnica, o físico Étienne-Louis Malus e o químico Claude Louis Berthollet, inventor do alvejante. Todos responderam ao chamado do jovem general, com apenas 28 anos na altura, sem sequer saber para onde iriam.

“Não posso dizer para onde vamos, mas é um lugar para conhecer e conquistar glória”, terá dito Napoleão à equipa de cientistas.

A viagem ao Egito também serviu como um retiro espiritual para Napoleão, país que tinha perturbado e marcado a imaginação de grandes personagens da História.

O general francês quis seguir as pisadas dos grandes líderes e decidiu, a 14 de abril de 1799, passar a noite no interior da Pirâmide de Queóps, na Câmara do Rei. Esta, que é a sala mais nobre de toda a Pirâmide, era de difícil acesso na época, com passagens pequenas, que não chegavam a um metro e meio de altura. Além disso, não havia qualquer iluminação a não ser as tochas.

Nomes lendários como Alexandre, o Grande e o general romano Júlio César, também terão dormido na Câmara do Rei da Pirâmide de Queóp.

(CC0/PD) The Digital Artist / pixabay

Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé ou apenas Grande Pirâmide

No entanto, a estadia do general da Córsega não foi muito gloriosa. Napoleão passou cerca de sete horas na Câmara do Rei, uma sala retangular com cerca de 10 metros de comprimento por 5 de largura. É composta por lajes de granito e paredes lisas, sem qualquer tipo de decoração.

No seu interior há apenas um sarcófago de granito vazio, que está no interior da câmara desde a construção da pirâmide. Napoleão passou a noite rodeado por morcegos, ratos e escorpiões.

Logo pela manhã, o general terá saído da pirâmide, com uma cara pálida e assustada. Questionado pelos seus homens sobre o que tinha visto no interior da Pirâmide, Napoleão respondeu de forma enigmática: “Mesmo que vos dissesses, nunca acreditariam“.

É impossível saber ao certo o que o general sentiu ou viu no interior da Câmara. Ou até mesmo se o episódio chegou a acontecer, visto que a experiência poderá ter sido induzida pela mística do local, as temperaturas extremamente altas e o eco da sala. Porém, vários historiadores acreditam que Napoleão não foi mais o mesmo após esta noite.

A pirâmide de Quéops – a única construção que perdura das sete maravilhas do mundo antigo – continua a revelar novos mistérios. Recentemente, foi descoberta uma câmara secreta e uma análise científica confirma agora que Napoleão sentiu na pele todo o misticismo do monumento.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Pira = fogo Mide= meio “Fogo no meio” , isto não tem mistério nenhum, a não ser para quem não é informado, mas chega a parecer informação fantástica, quando na realidade é uma coisa bem natural, que se rege por leis da física, aliada à forma geometrica da pirâmide, construída a partir do rácio Dourado (geometria sagrada) , naturalmente geradora/captadora de energias cósmicas e da própria Terra.
    o Dr. Alexander Golod tem trabalho realizado sobre as pirâmides e os seus benefícios.
    O que o Napoleao teve foi uma experiência transcendental espiritual, impulsionada por essas energias que se concentram na câmara do rei.
    Cuidado ao quererem usar pirâmides para cura, há que informar bem, principalmente saber sobre o raio verde negativo que é gerado num determinado ponto da pirâmide e os seus malefícios à saúde, nem usar nada em metal.

  2. ” análise científica confirma agora que Napoleão sentiu na pele todo o misticismo do monumento.”
    ciencia a dar razao ao misticismo! gostava de ver essa “análise cientifica”!

  3. Também vi há dias um ilustre presidente a olhar para os céus amedrontado e a ser protegido pelos seus capangas e toda a sua armada à sua volta a dar à sola quando afinal até parece que teria sido um rebentamento de gás num prédio, possivelmente ainda é descendente de Napoleão.

  4. Oh Jo, querida, “”raio verde negativo que é gerado num determinado ponto da pirâmide” ???
    O que andas a “chutar” na veia é potente !!!
    Ah ah ah !

  5. Antes de criticar o conhecimento dos outros, trata da tua ignorância primeiro.
    Se não sabes, não chames drogados a quem sabe minimamente do que fala só para dar uma de engraçadinho.

RESPONDER

Jovem esfaqueou quatro pessoas na cidade francesa de Périgueaux

Um jovem esfaqueou esta terça-feira quatro pessoas na cidade francesa de Périgueaux, tendo uma delas ficado gravemente ferida, segundo a imprensa local, adiantando que a investigação descarta a hipótese de se tratar de um ato …

Greve dos enfermeiros adia mil cirurgias no São José, Santa Maria e São João, avança sindicato

A greve dos enfermeiros, que cumpre esta terça-feira o segundo dia, vai obrigar ao adiamento de mil cirurgias nos hospitais de Santa Maria e S. José, em Lisboa, e no São João, no Porto, disse …

Câmara de Pedrógão Grande não revela onde gastou donativos dos incêndios

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande "vive numa espécie de bolha incontactável" e não revela onde foram gastos os donativos atribuídos para ajuda às vítimas dos trágicos incêndios que assolaram aquela zona em 2017. A …

Jogadores do Sporting apontam o dedo a Bruno de Carvalho no incidente de Alcochete

Ouvidos no âmbito da investigação do incidente em Alcochete, Battaglia e Mathieu - ambos jogadores do Sporting presentes no dia das agressões - apontaram o dedo a Bruno de Carvalho, relembrando que o então presidente …

Jacarta está a afundar e pode ficar submersa já em 2050

Os especialistas alertam que, se nada for feito, alguns lugares da capital da Indonésia podem acabar completamente debaixo de água até 2050. "A possibilidade de Jacarta ficar submersa não é nenhuma brincadeira", adverte o investigador Heri …

Polémica na Web Summit. Marine Le Pen está de volta

O convite feito a Marine Le Pen para participar na Web Summit que se realiza entre 5 e 8 de Novembro, no Altice Meo Arena, em Lisboa, está a gerar polémica. E a SOS Racismo …

Dezenas de mortos após queda de ponte em Génova

A ponte Morandi, localizada sobre a auto-estrada A10, em Génova, no norte Itália, colapsou esta terça-feira. As autoridades admitem que o colapso da estrutura pode ter feito dezenas de mortos e feridos. Inicialmente as autoridades não …

BE e DECO de mãos dadas nas críticas ao BdP sobre serviços mínimos bancários

O Bloco diz que o Banco de Portugal defendeu interesses dos bancos e não dos consumidores enquanto que a DECO defende que grande percentagem da população não sabe o que significa o valor do Indexante …

Carro rompe barreira de segurança do Parlamento em Londres. Suspeito detido

As autoridades britânicas estão a investigar um incidente ocorrido nesta manhã após um veículo ter batido contra as barreiras de segurança junto ao Parlamento, em Londres, no Reino Unido. O suspeito foi detido e não …

Caixas multibanco sob ameaça de ataque em massa

Bancos de todo o mundo foram avisados de que podia estar iminente um ataque em massa às suas máquinas de multibanco. SIBS nega que o apagão deste domingo esteja relacionado com o ataque. Segundo o The …