Napoleão passou uma noite na Grande Pirâmide do Egito e saiu de lá aterrorizado

Bomann-Museum / Wikimedia

Napoleão Bonaparte, óleo de autor desconhecido (1810)

Napoleão Bonaparte quis passar uma noite na Grande Pirâmide do Egito, imitando grandes líderes da História como Alexandre, o Grande, e Júlio César. No entanto, a experiência não se revelou boa: logo pela manhã, o líder militar francês saiu pálido e aterrorizado do interior da pirâmide.

O líder, que tinha saído vitorioso na Itália, desembarcou no rio Nilo durante o verão de 1798, com o objetivo de libertar o Egito da liderança dos turcos. Chegou acompanhado com mais de 30 mil soldados franceses e um vasto grupo de investigadores de diferentes áreas – matemáticos, físicos, químicos, biólogos, engenheiros, arqueólogos e historiadores.

Mais de uma centena de cientistas acompanharam o ditador francês com o objeto de estudar detalhadamente o Egito, desde as suas imponentes pirâmides até aos seus deus milenários, revela o portal ABC Historia.

A comitiva de investigação reunia as mais brilhantes mentes da época, entre os quais o matemático Gaspard Monge, fundador da Escola Politécnica, o físico Étienne-Louis Malus e o químico Claude Louis Berthollet, inventor do alvejante. Todos responderam ao chamado do jovem general, com apenas 28 anos na altura, sem sequer saber para onde iriam.

“Não posso dizer para onde vamos, mas é um lugar para conhecer e conquistar glória”, terá dito Napoleão à equipa de cientistas.

A viagem ao Egito também serviu como um retiro espiritual para Napoleão, país que tinha perturbado e marcado a imaginação de grandes personagens da História.

O general francês quis seguir as pisadas dos grandes líderes e decidiu, a 14 de abril de 1799, passar a noite no interior da Pirâmide de Queóps, na Câmara do Rei. Esta, que é a sala mais nobre de toda a Pirâmide, era de difícil acesso na época, com passagens pequenas, que não chegavam a um metro e meio de altura. Além disso, não havia qualquer iluminação a não ser as tochas.

Nomes lendários como Alexandre, o Grande e o general romano Júlio César, também terão dormido na Câmara do Rei da Pirâmide de Queóp.

(CC0/PD) The Digital Artist / pixabay

Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé ou apenas Grande Pirâmide

No entanto, a estadia do general da Córsega não foi muito gloriosa. Napoleão passou cerca de sete horas na Câmara do Rei, uma sala retangular com cerca de 10 metros de comprimento por 5 de largura. É composta por lajes de granito e paredes lisas, sem qualquer tipo de decoração.

No seu interior há apenas um sarcófago de granito vazio, que está no interior da câmara desde a construção da pirâmide. Napoleão passou a noite rodeado por morcegos, ratos e escorpiões.

Logo pela manhã, o general terá saído da pirâmide, com uma cara pálida e assustada. Questionado pelos seus homens sobre o que tinha visto no interior da Pirâmide, Napoleão respondeu de forma enigmática: “Mesmo que vos dissesses, nunca acreditariam“.

É impossível saber ao certo o que o general sentiu ou viu no interior da Câmara. Ou até mesmo se o episódio chegou a acontecer, visto que a experiência poderá ter sido induzida pela mística do local, as temperaturas extremamente altas e o eco da sala. Porém, vários historiadores acreditam que Napoleão não foi mais o mesmo após esta noite.

A pirâmide de Quéops – a única construção que perdura das sete maravilhas do mundo antigo – continua a revelar novos mistérios. Recentemente, foi descoberta uma câmara secreta e uma análise científica confirma agora que Napoleão sentiu na pele todo o misticismo do monumento.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Pira = fogo Mide= meio “Fogo no meio” , isto não tem mistério nenhum, a não ser para quem não é informado, mas chega a parecer informação fantástica, quando na realidade é uma coisa bem natural, que se rege por leis da física, aliada à forma geometrica da pirâmide, construída a partir do rácio Dourado (geometria sagrada) , naturalmente geradora/captadora de energias cósmicas e da própria Terra.
    o Dr. Alexander Golod tem trabalho realizado sobre as pirâmides e os seus benefícios.
    O que o Napoleao teve foi uma experiência transcendental espiritual, impulsionada por essas energias que se concentram na câmara do rei.
    Cuidado ao quererem usar pirâmides para cura, há que informar bem, principalmente saber sobre o raio verde negativo que é gerado num determinado ponto da pirâmide e os seus malefícios à saúde, nem usar nada em metal.

  2. ” análise científica confirma agora que Napoleão sentiu na pele todo o misticismo do monumento.”
    ciencia a dar razao ao misticismo! gostava de ver essa “análise cientifica”!

  3. Também vi há dias um ilustre presidente a olhar para os céus amedrontado e a ser protegido pelos seus capangas e toda a sua armada à sua volta a dar à sola quando afinal até parece que teria sido um rebentamento de gás num prédio, possivelmente ainda é descendente de Napoleão.

  4. Oh Jo, querida, “”raio verde negativo que é gerado num determinado ponto da pirâmide” ???
    O que andas a “chutar” na veia é potente !!!
    Ah ah ah !

  5. Antes de criticar o conhecimento dos outros, trata da tua ignorância primeiro.
    Se não sabes, não chames drogados a quem sabe minimamente do que fala só para dar uma de engraçadinho.

  6. Ainda há muita ignorância por este mundo fora… Que pena. Mas é normal, sempre foi assim. Quando alguém que sabe mais um pouco do que a generalidade tenta partilhar o seu conhecimento, é sempre incompreendido, criticado, gozado, e muitas vezes maltratado. E temos inúmeros exemplos ao longo da História, o que nem assim faz abrir os olhos à maioria dos cépticos por serem tão ignorantes! Um bem haja, Jo, e obrigado pela partilha!

RESPONDER

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …

Morreu o pugilista Pernell Whitaker. O campeão olímpico foi vítima de atropelamento

O pugilista norte-americano Pernell Whitaker morreu atropelado este domingo em Virginia Beach, aos 55 anos. O atleta foi atingido mortalmente quando atravessava a estrada num cruzamento, durante a noite. Num comunicado enviado ao Guardian, o Departamento …

Eis a primeira aterragem autónoma de um avião tripulado

Uma equipa de cientistas alemã criou um sistema que permite à aeronave aterrar autonomamente em qualquer pista, sem nenhum tipo de apoio humano. Enquanto a indústria automóvel tem andado léguas no que toca a inovação em …