Não foram turistas, mas acólitos que usaram túmulo de Herculano como bengaleiro

DGPC

Área com patologias a intervencionar no Mosteiro dos Jerónimos

Afinal, não foram turistas que utilizaram o túmulo de Alexandre Herculano, no Mosteiro dos Jerónimos, como bengaleiro para pendurar casacos e mochilas. A responsabilidade terá sido de acólitos, no âmbito de uma cerimónia de ordenação de padres.

Esta versão é apresentada pela mulher que tirou as fotografias que foram divulgadas nas redes sociais, com mochilas e casacos pendurados no túmulo de Alexandre Herculano, na Sala do Capitólio do Mosteiro dos Jerónimos, e pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

“Naquele dia em concreto, e tendo o Mosteiro dos Jerónimos uma igreja, o espaço foi cedido ao Patriarcado de Lisboa, que lá faria a ordenação de padres. E foi no âmbito dessa cedência que aconteceu aquela situação”, refere ao Observador uma fonte oficial da DGPC.

Assumindo a situação “delicada” e o “acto censurável”, a entidade assegura que “a situação não está relacionada com turismo” e que o incidente “aconteceu num espaço de poucos minutos e logo que a vigilância detectou, tratou de emendar”.

O Observador chegou à fala com a autora das fotografias, que recusou identificar-se, e que garante que o vigilante não agiu como a DGPC alega, comunicando-lhe antes que “a sala estava a ser utilizada pelo Patriarcado e que inclusivamente deveria estar fechada ao público”.

Esta fonte sublinha que foi visitar “uma exposição evocativa do Alexandre Herculano” quando se deparou com “a sala com dezenas de mochilas e casacos”. “Mas não era só no túmulo; era por todo o lado“, aponta, considerando ainda que as pessoas que estavam consigo lhe disseram ter visto “acólitos na paramentação”.

Todavia, fonte oficial do Patriarcado de Lisboa rejeita que o que define como uma situação “preocupante” tenha sido causada pelos acólitos que ajudaram à missa.

“Então, as pessoas deixavam as coisas pousadas no túmulo e entravam na igreja?”, questiona uma fonte não identificada do Patriarcado, citada pelo jornal online.

A mesma fonte assume, porém, que a sala onde se encontra o túmulo “era normalmente utilizada para a paramentação dos acólitos“. “Eventualmente, podem ter lá deixado os seus pertences durante a celebração”, diz ainda, embora notando que “não faz sentido que tenham sido estes a deixar os pertences em cima do túmulo”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …

DGS vai recomendar uso de máscara no exterior quando não houver distanciamento

A DGS vai recomendar o uso de máscara em espaços exteriores movimentados quando não for possível garantir o distanciamento social, disse esta segunda-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Vai sair …

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …

Portugal regista 623 novos casos e oito óbitos. Lisboa com 70% das novas infeções

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais oito mortos relacionados com o novo coronavírus (covid-19) e 623 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No que respeita a novos casos, deu-se um …

Paulo Cafôfo, o "guardião dos valores", é o novo líder do PS/Madeira

Paulo Cafôfo, o novo líder do PS/Madeira, assumiu-se como um "guardião dos valores de um partido que não se deixa vergar". O novo líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, afirmou este domingo que vai estar "sempre contra" …

Médicos querem divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno (e defendem máscara na rua)

Além da divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno, a Ordem dos Médicos solicita uma atualização das normas e orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde (DGS). A Ordem dos Médicos defende a divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno para …