Não foram turistas, mas acólitos que usaram túmulo de Herculano como bengaleiro

DGPC

Área com patologias a intervencionar no Mosteiro dos Jerónimos

Afinal, não foram turistas que utilizaram o túmulo de Alexandre Herculano, no Mosteiro dos Jerónimos, como bengaleiro para pendurar casacos e mochilas. A responsabilidade terá sido de acólitos, no âmbito de uma cerimónia de ordenação de padres.

Esta versão é apresentada pela mulher que tirou as fotografias que foram divulgadas nas redes sociais, com mochilas e casacos pendurados no túmulo de Alexandre Herculano, na Sala do Capitólio do Mosteiro dos Jerónimos, e pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

“Naquele dia em concreto, e tendo o Mosteiro dos Jerónimos uma igreja, o espaço foi cedido ao Patriarcado de Lisboa, que lá faria a ordenação de padres. E foi no âmbito dessa cedência que aconteceu aquela situação”, refere ao Observador uma fonte oficial da DGPC.

Assumindo a situação “delicada” e o “acto censurável”, a entidade assegura que “a situação não está relacionada com turismo” e que o incidente “aconteceu num espaço de poucos minutos e logo que a vigilância detectou, tratou de emendar”.

O Observador chegou à fala com a autora das fotografias, que recusou identificar-se, e que garante que o vigilante não agiu como a DGPC alega, comunicando-lhe antes que “a sala estava a ser utilizada pelo Patriarcado e que inclusivamente deveria estar fechada ao público”.

Esta fonte sublinha que foi visitar “uma exposição evocativa do Alexandre Herculano” quando se deparou com “a sala com dezenas de mochilas e casacos”. “Mas não era só no túmulo; era por todo o lado“, aponta, considerando ainda que as pessoas que estavam consigo lhe disseram ter visto “acólitos na paramentação”.

Todavia, fonte oficial do Patriarcado de Lisboa rejeita que o que define como uma situação “preocupante” tenha sido causada pelos acólitos que ajudaram à missa.

“Então, as pessoas deixavam as coisas pousadas no túmulo e entravam na igreja?”, questiona uma fonte não identificada do Patriarcado, citada pelo jornal online.

A mesma fonte assume, porém, que a sala onde se encontra o túmulo “era normalmente utilizada para a paramentação dos acólitos“. “Eventualmente, podem ter lá deixado os seus pertences durante a celebração”, diz ainda, embora notando que “não faz sentido que tenham sido estes a deixar os pertences em cima do túmulo”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aves exóticas nasceram no Zoo de Lisboa de ovos apreendidos a traficantes

Mais de 20 aves exóticas, de nove espécies, cujo destino era o tráfico, nasceram no Jardim de Zoológico de Lisboa, onde chegaram em ovos apreendidos pelas autoridades no aeroporto da capital, nos últimos anos. Os ovos …

Descoberto na Nova Zelândia enorme pinguim que viveu há 60 milhões de anos

Uma nova espécie de pinguim pré-histórico foi descoberta na Nova Zelândia. Os ossos são tão grandes que, inicialmente, o investigador que os encontrou não conseguiu perceber a que animal pertenciam. O pinguim data do final do período …

Chefe da Marinha demitido, mas os argentinos querem é respostas

A crise provocada pelo desaparecimento do ARA San Juan está longe de conhecer um ponto final, e um mês após o último contacto do submarino, o governo argentino anunciou a destituição do responsável máximo da …

Ilha "bebé" do Pacífico pode ajudar cientistas a encontrar vida em Marte

Desde janeiro de 2015, cientistas da NASA têm observado uma das ilhas mais novas da Terra porque acreditam que este lugar, apesar de parecer improvável, poderá ajudá-los a encontrar evidências de vida em Marte. A ilha …

Mais de metade dos norte-americanos diz que o país está pior com Trump

Mais de metade dos norte-americanos consideram que o país está numa situação pior desde que Donald Trump se tornou presidente, indica uma sondagem da Associated Press - NORC Center for Public Affairs Research, divulgada este …

Ilhas Selvagens têm o ecossistema mais intacto do Atlântico

As ilhas Selvagens, no arquipélago da Madeira, apresentam o ecossistema "mais intacto" do Atlântico, de acordo com um estudo da 'National Geographic' realizado entre 2015 e 2016, anunciou hoje a Fundação Oceano Azul. "Nos arquipélagos do …

Médicos espanhóis descobrem combinação de antibióticos que evita infeções hospitalares

Médicos do Hospital Clínico de Barcelona descobriram uma nova combinação de antibióticos que permite tratar 60% das pneumonias hospitalares com uma eficácia similar ao antibiótico padrão, mas sem os problemas de multiresistência das bactérias patogénicas. Segundo …

Uber cobrou 12 mil euros por viagem de 20 minutos

Em Toronto, no Canadá, um cliente da Uber pagou mais de 12 mil euros por uma viagem de 20 minutos e só foi reembolsado depois de ter partilhado o caso nas redes sociais. Hisham Salama chamou …

Extrema-direita austríaca chega ao Governo em coligação com conservadores

O Presidente da Áustria deu luz verde, este sábado, à formação do novo Governo entre o Partido Popular Austríaco (ÖVP) e os ultranacionalistas do Partido Liberal (FPÖ) e anunciou que a posse será no princípio …

Casal mais rico do Canadá encontrado morto em casa

Um milionário canadiano e a sua mulher foram encontrados mortos em casa, em Toronto, em circunstâncias consideradas "suspeitas" pela polícia. Os corpos de Barry Sherman e da sua mulher Honey foram encontrados na cave da casa …