Não foram turistas, mas acólitos que usaram túmulo de Herculano como bengaleiro

DGPC

Área com patologias a intervencionar no Mosteiro dos Jerónimos

Afinal, não foram turistas que utilizaram o túmulo de Alexandre Herculano, no Mosteiro dos Jerónimos, como bengaleiro para pendurar casacos e mochilas. A responsabilidade terá sido de acólitos, no âmbito de uma cerimónia de ordenação de padres.

Esta versão é apresentada pela mulher que tirou as fotografias que foram divulgadas nas redes sociais, com mochilas e casacos pendurados no túmulo de Alexandre Herculano, na Sala do Capitólio do Mosteiro dos Jerónimos, e pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

“Naquele dia em concreto, e tendo o Mosteiro dos Jerónimos uma igreja, o espaço foi cedido ao Patriarcado de Lisboa, que lá faria a ordenação de padres. E foi no âmbito dessa cedência que aconteceu aquela situação”, refere ao Observador uma fonte oficial da DGPC.

Assumindo a situação “delicada” e o “acto censurável”, a entidade assegura que “a situação não está relacionada com turismo” e que o incidente “aconteceu num espaço de poucos minutos e logo que a vigilância detectou, tratou de emendar”.

O Observador chegou à fala com a autora das fotografias, que recusou identificar-se, e que garante que o vigilante não agiu como a DGPC alega, comunicando-lhe antes que “a sala estava a ser utilizada pelo Patriarcado e que inclusivamente deveria estar fechada ao público”.

Esta fonte sublinha que foi visitar “uma exposição evocativa do Alexandre Herculano” quando se deparou com “a sala com dezenas de mochilas e casacos”. “Mas não era só no túmulo; era por todo o lado“, aponta, considerando ainda que as pessoas que estavam consigo lhe disseram ter visto “acólitos na paramentação”.

Todavia, fonte oficial do Patriarcado de Lisboa rejeita que o que define como uma situação “preocupante” tenha sido causada pelos acólitos que ajudaram à missa.

“Então, as pessoas deixavam as coisas pousadas no túmulo e entravam na igreja?”, questiona uma fonte não identificada do Patriarcado, citada pelo jornal online.

A mesma fonte assume, porém, que a sala onde se encontra o túmulo “era normalmente utilizada para a paramentação dos acólitos“. “Eventualmente, podem ter lá deixado os seus pertences durante a celebração”, diz ainda, embora notando que “não faz sentido que tenham sido estes a deixar os pertences em cima do túmulo”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Palavra “mulher” já tem nova definição

O dicionário online Priberam e o canal de televisão FOX Life uniram-se para desafiar os portugueses a participar na revisão do significado da palavra "mulher". Três semanas depois, apresentam-nos o resultado. Esta terça-feira, o dicionário online …

EUA emitem alerta sobre "ataques sónicos" na China

Esta quarta-feira, a embaixada norte-americana na China emitiu uma alerta após um funcionário do Governo ter sofrido uma lesão cerebral. A embaixada norte-americana na China emitiu um alerta depois de um funcionário ter sofrido uma lesão …

Descobertas 481 moedas romanas dos séculos I ao III em Braga

Um museu em Braga descobriu 481 moedas romanas datadas do século I ao século III que permitem perceber o circuito de comércio no Mediterrâneo na época do Império Romano. Esta quarta-feira, o Museu Pio XII, em …

José Manuel Coelho condenado a ano e meio de prisão domiciliária

O deputado do PTP/Madeira foi, esta quarta-feira, condenado a um ano e seis meses de prisão domiciliária pela prática de vários crimes de difamação e de divulgação de fotografias ilícitas. José Manuel Coelho foi julgado na …

Maternidade só deixa mãe ver as filhas recém-nascidas depois de pagar a conta

Uma mãe esperou cinco dias para ver as suas filhas recém-nascidas porque não tinha dinheiro para pagar as despesas médicas. Juliana Logbo esperou cinco dias depois do parto para ver as suas filhas gémeas e recém-nascidas …

Novo escândalo de abusos sexuais no Chile leva à suspensão de 14 sacerdotes

A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou, esta terça-feira, a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. "Estes padres cometeram atos que podem constituir crimes nos domínios …

94% das universitárias de Coimbra já foram alvo de assédio sexual

Um estudo realizado pela UMAR Coimbra sobre a violência sexual em contexto académico revela que 94,1% das mulheres inquiridas já foram alvo de assédio sexual, 21,7% de coerção sexual e 12,3% reportaram já terem sido …

Israel admite: o famigerado F-35 já se estreou em combate

A força aérea israelita admitiu ter usado, pela primeira vez, o poderoso caça bombardeiro numa ação de combate contra dois tanques, numa missão recente. Um dos aviões de combate mais avançados do mundo, o novo caça-bombardeiro …

Proposta do PS sobre a habitação suspende despejos já em curso

O PS avançou com uma proposta de alteração ao seu próprio projeto. A medida abrange inquilinos com mais de 65 anos ou com grau de incapacidade igual ou superior a 60% desde que residam há …

Função Pública vai ter aumentos em 2019 (mas não nos salários)

O ministro das Finanças referiu, esta quarta-feira, no Parlamento, que os funcionários públicos vão ter aumentos em 2019, através da "via do descongelamento de carreiras". Mas sobre um eventual aumento dos salários não se pronunciou. "Todos …