“Não trocaria Ceni por Jesus”

Análise ao que fez diferença no Brasileirão 2020: o plantel do Flamengo, que é melhor do que o elenco de todos os outros clubes.

O Brasileirão 2020 – que só terminou em 2021 – teve um campeão “mistério” até aos últimos segundos da última jornada e um campeão que, há poucas semanas, era pouco provável que saltasse para o primeiro lugar. O Flamengo conseguiu o título pela segunda época consecutiva mas nunca liderou o campeonato até à penúltima jornada.

Basta lembrar que, há pouco mais de um mês, em janeiro, quando arrancou a 30.ª jornada, a equipa do Rio de Janeiro estava no quarto lugar, embora a quatro pontos do líder São Paulo. Mas tinha à sua frente, além do São Paulo, o Atlético Mineiro e o Internacional.

Depois de Doménec Torrent (Jorge Jesus saiu pouco antes do início do Brasileirão) e do interino Maurício Souza, a escolha foi uma figura do rival São Paulo, Rogério Ceni. O antigo guarda-redes teve um arranque irregular mas com o passar do tempo as exibições e os resultados estabilizaram, melhoraram e o Flamengo voltou a ser campeão.

O que fez a diferença? O plantel, segundo o especialista Galvão Bueno: “É um campeonato marcado pela tragédia da pandemia, mas também pelo VAR, pela modernidade, por uma surpresa atrás da outra. O Flamengo ganhou com méritos, mas ganhou por ter um plantel bem superior aos outros“.

Num programa da Globo, Galvão elogiou o trabalho de Ceni no Maracanã e disse que prevê um futuro de sucesso para o treinador: “Rogério pode dar mais como técnico, mas acho que ficou a marca dele. As mudanças que ele fez, quando ele se acalmou um pouco, encontrando o lugar do Diego (ex-FC Porto), que está a jogar muito bem. O meio-campo com Diego, Everton, Gerson e Arrascaeta é sensacional”.

Galvão Bueno não esqueceu o anterior líder do Flamengo, campeão em 2019. Mas, se a decisão fosse sua, não iria recuperar Jorge Jesus: “Rogério tem muito a crescer, consigo até vê-lo na seleção brasileira. Não o trocaria pelo Jorge Jesus“.

Jesus saiu do Flamengo em julho, dois dias depois de ter conquistado o Campeonato Carioca diante do Fluminense, para regressar ao comando técnico do Benfica.

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fim dos apoios às empresas acelera vaga de despedimentos

A pressão para pagar subsídios de férias e o fim da proibição de reduzir pessoal nos setores que tiveram ajudas vai potenciar uma vaga de despedimentos. O Jornal de Notícias ouviu advogados e associações sindicais que …

Camisola poveira

Vendas da camisola poveira disparam a nível mundial (e já há “uma Amazon” para a comprar)

A camisola poveira, peça de artesanato da Póvoa de Varzim, nunca se vendeu tanto como agora. As vendas dispararam à boleia da polémica apropriação do modelo pela estilista norte-americana Tory Burch que o comercializou como …

Xanana Gusmão dorme à frente de centro de isolamento em protesto (e é filmado a esbofetear pessoas)

Xanana Gusmão quer que o corpo de um homem vítima de covid-19 seja entregue à família para que faça as cerimónias fúnebres. O comportamento do líder histórico timorense, que se encontra em protesto, está a …

SEF oficialmente extinto. Serviço de Estrangeiros e Asilo entra em funções esta quinta-feira

O processo de reestruturação do SEF foi publicado em Diário da República, esta quarta-feira, entrando em vigor no dia seguinte, ou seja, esta quinta-feira. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi oficialmente extinto esta quarta-feira, …

União Europeia não vai renovar contrato com AstraZeneca e Johnson & Johnson

A União Europeia não vai renovar os contratos da vacina contra a covid-19 com empresas como Astrazeneca e Johnson & Johnson no próximo ano. A notícia da decisão de não renovação dos contratos da vacina contra …

Entre um Porto "dominante" e "ineficaz", a bicicleta de Taremi foi um "inútil golo de bandeira"

A imprensa internacional realça a boa prestação do FC Porto e o golo de bandeira de Taremi, que acabou por revelar-se insuficiente para dar continuidade às aspirações portistas. O FC Porto está fora da Liga dos …

Eventual criação do indicador "incidência vizinha" pode influenciar planos do Governo

Esta terça-feira, na reunião no Infarmed, o matemático Óscar Felgueiras defendeu a criação de um novo indicador, "incidência vizinha", que teria como vantagens sinalizar risco associado à proximidade de zonas mais críticas e evitar a …

Relatório secreto de Costa Pinto defende que Banco de Portugal podia ter feito mais no BES

O "Relatório Costa Pinto" argumenta que o Banco de Portugal tinha conhecimento dos problemas do BES e tinha poderes para fazer mais, melhor e mais cedo. O "Relatório Costa Pinto" tem vindo a ser negado ao …

Lopetegui viu Corona em Sevilha e pode avançar com proposta

Julen Lopetegui, treinador do Sevilha, está atento a Tecatito Corona. O extremo portista mostrou-se em bom plano frente ao Chelsea. O antigo treinador dos 'dragões' Julen Lopetegui, atualmente no comando técnico do Sevilha, esteve esta terça-feira …

Especialistas aconselham Governo a não avançar no desconfinamento

Manuel Carmo Gomes, o epidemiologista que deixou de participar nas reuniões no Infarmed, aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento. E não é o único a defender a suspensão. De acordo …