Cientistas descobrem por que não fica tudo escuro quando pestanejamos

(dr) Cinemagraph

A ação inconsciente de pestanejar faz com que os nossos olhos fechem sem, no entanto, vermos qualquer cenário obscuro. Se fechamos os olhos, por que motivo não nos apercebemos destes momentos de escuridão? Uma equipa de cientistas responde agora a esta questão.

“Num piscar de olhos.” Esta expressão, tão usada no nosso quotidiano, remete-nos para um ação muito rápida, como pestanejar os olhos. Na realidade, esta ação é tão fugaz que, na maioria das vezes, nem percebemos que a estamos a concretizar. De facto, embora os adultos pisquem os olhos 15 vezes por minuto, em média, a nossa visão parece perfeita e ininterrupta.

Mas porquê? Uma equipa de cientistas tentou recentemente responder a esta questão e propôs a seguinte explicação: o cérebro preenche essas lacunas. A explicação limita esta atividade a certas áreas do cérebro, isto é, às áreas sensoriais (parte detrás do cérebro).

No entanto, os cientistas questionam agora se outras regiões também estão envolvidas no processo. A resposta á afirmativa.

O recente (e pequeno) estudo, publicado na Current Biology, a equipa de cientistas descobriu que o córtex pré-frontal, uma região do cérebro envolvida na tomada de decisões e na memória de curto prazo, faz a ligação entre aquilo que vemos e as interrupções.

Desta forma, o córtex pré-frontal desempenha um papel fundamental na memória percetual, um tipo de memória de longo prazo que armazena informações sensoriais.

Em investigações anteriores, os cientistas examinaram a atividade cerebral através de ressonâncias magnéticas e encontraram várias regiões cerebrais que se mantinham ativas durante a formação da memória percetual, incluindo o córtex pré-frontal.

Através da comparação de várias experiências, a equipa chegou à conclusão que a atividade no córtex pré-frontal tinha sido a mais consistente e a mais promissora como um fator na memória percetual.

Neste estudo, os investigadores mediram a atividade cerebral em seis pessoas com epilepsia que tinham elétrodos implantados no cérebro para tratar a doença. Isto permitiu aos cientistas registar diretamente a atividade cerebral dos indivíduos.

O córtex pré-frontal surge destacado a verde, mostrando os locais onde a atividade cerebral foi medida.

No fundo, quando uma pessoa pisca os olhos, a imagem que observou antes dessa ação fica retida no cérebro.

Caspar Schwiedrzik, primeiro autor do estudo, disse que esta pesquisa mostra que “o córtex pré-frontal medial calibra a informação visual atual com as informações obtidas anteriormente, permitindo perceber o mundo com mais estabilidade, mesmo que fechemos os olhos durante breves milissegundos”.

O estudo deste fenómeno pode não apenas servir para entender por que não vemos tudo escuro quando pestanejamos, como pode também ajudar a explicar funções cognitivas.

“Fomos capazes de mostrar que o córtex pré-frontal desempenha um papel importante no comportamento e na perceção mediante o contexto. Mesmo quando vemos uma expressão facial, esta informação influencia a perceção de expressão no próximo rosto que vemos”, explica Schwiedrzik.

Se quisermos estabelecer um paralelismo, o córtex pré-frontal medial e as fitas cinematográficas usam os mesmos mecanismos para criar uma imagem contínua.

Em ambos os casos, temos um conjunto segmentado de informações e, aparentemente, entendemos o todo como um contínuo estável e sem separações (embora elas existam). O cérebro preenche assim estas lacunas, proporcionando-nos uma visão estável de uma realidade que é, afinal, fragmentada.

ZAP // Live Science

PARTILHAR

RESPONDER

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …