Na Roménia, há uma vila “escondida” debaixo de um lago tóxico

No oeste da Roménia, há um lago profundo de água alaranjada, de onde emerge a torre de uma igreja do século XIX. As profundezas do lago escondem a vila de Geamana, um assentamento que sofreu as consequências da mineração.

Em 1977, o Governo da Roménia concentrou a sua atenção no depósito de cobre de Rosia Poieni e foi decidido construir uma mina, mas era necessário criar um depósito onde despejar os resíduos tóxicos da extração. O vale em que Geamana se localizava, com cerca de 400 casas, parecia um local apropriado.

A promessa era de riqueza e prosperidade para a região, mas o que veio em troca foi apenas uma indenização equivalente a pouco mais de 1.500 euros para cada uma das famílias, poluição e morte.

No início dos anos 80, mais de 300 famílias da vila foram transferidas para outros locais. Rapidamente, a água cobriu os telhados das casas. Alguns moradores resolveram arriscar as suas vidas e mudaram-se para as bordas da área de inundação, onde continuam a viver até hoje sem nenhum tipo de infraestrutura pública por perto, como escolas ou hospitais.

Estima-se que 20 aldeões ainda moram na região, uma vez que conseguiram mudar-se para lugares cada vez mais altos à medida que o lago subia.

Os moradores observaram que a água literalmente matava as plantas.

“O primeiro sinal mau foi quando as cerejas começaram a secar. Elas teriam sentido o veneno que estava apenas no subsolo desde o início. Então, as correntes que fluíam aqui ficaram vermelhas uma a uma, como se alguém lhe estivesse a derramar sangue“, contou Nicolae Prata, uma das vizinhas de Geamana, citada pela revista Historia. Como Geamana, outras aldeias ficaram cobertas pelas águas.

Desde então, o lago atraiu não só fotógrafos, mas também ambientalistas que tentam calcular as perdas e riscos associados à lagoa tóxica.

Segundo uma estimativa do Ministério do Meio Ambiente da Roménia, são necessários cerca de 15 milhões de euros em investimentos para reparar danos ecológicos na área.

Enquanto isso, o lago é contido por apenas uma represa. Portanto, quando ocorre uma chuva forte, o risco para a área vizinha aumenta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …

13 de Outubro em Fátima "sim, mas sem peregrinos". Delegada de Saúde espera que a Igreja se "porte bem"

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram "sem peregrinos", esperando que a Igreja se porte "tão bem" como aquando do …