Na Flórida, os cães podem ser proibidos de viajar com a cabeça de fora dos carros

Public Domain Pictures

Cão com a cabeça de fora na janela do carro

Medida integra um pacote legislativo que visa o bem estar e a segurança animal.

Uma nova proposta de lei apresentada na Flórida pode proibir os cães, assim como outros animais, de viajarem nos automóveis com as cabeças de fora. A iniciativa legislativa tem como objetivo implementar uma série de regras relacionadas com a proteção do bem-estar animal, na qual se incluem a proibição das operações para retirar as unhas dos gatos ou o uso dos animais para testes de cosméticos.

Neste leque de proibições incluem-se também a proibição dos animais viajarem com qualquer parte do seu corpo fora da janela, no colo dos donos ou serem transportados em motociclos. No carro dos automóveis, os cães estão proibidos de viajar nos tejadilho, para-choques ou capôs.

Terão ainda que ter a sua segurança garantida, seja através de camas ou compartimentos que lhes permitam sentar e movimentar-se com relativa facilidade.

No caso dos gatos, a lei proíbe os donos de recorrer a cirurgias para lhes retirar as unhas, salvo para fins “terapêuticos” como doença ou lesão. Esta prática é inclusive desaconselhada pela maioria das associações de proteção animal, já que, para além de dolorosa, as unhas são a principal forma de defesa da espécie, o que pode resultar em alterações no seu comportamento e até na maneira de caminhar.

Finalmente, as fábricas estão proibidas de fazer testes de cosméticos em animais, a não ser que tal procedimento se revele necessário à luz da lei federal ou estadual. Caso este requisito seja cumprido, um aviso terá que constar nos rótulos das embalagens que dali resultem.

Em caso de aprovação da lei, os habitantes da Flórida também ficam impedidos de “prender” os seus animais através de cordas, correntes ou outras formas de restrição sem que estes estejam a ser monitorizados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.