Mustafá fala sobre invasão: “Nunca me foi pedido para bater em jogadores”

juventudeleonina1976 / Facebook

O líder da Juve Leo, Nuno Miguel Mendes “Mustafá”, é apontado como suspeito de terror em Alcochete

O líder da Juventude Leonina, Nuno Mendes, falou pela primeira vez sobre a invasão a Alcochete, defendendo-se de todas as acusações de que é alvo. No entender de Mustafá, que chega a falar de perseguição, “a única maneira de retirar Bruno de Carvalho do Sporting era associar a Juve Leo à invasão”.

O líder da claque verde e branca, que está há três semanas em prisão preventiva, respondeu a mais 40 perguntas da revista Sábado a partir da sua cela no Estabelecimento Prisional anexo à Polícia Judiciária, no dia em que lhe foi negado o habeas corpus.

Mustafá nega qualquer tipo de premeditação na invasão à academia de Alcochete e refuta qualquer ligação de Bruno de Carvalho, ex-Presidente do clube. O líder da claque, recorde-se foi acusado como autor moral de 40 crimes de ameaça agravada, 19 de ofensa à integridade física, 38 de sequestro, tráfico de droga e terrorismo.

“Em relação a Alcochete, penso que a única maneira de retirar Bruno de Carvalho do Sporting era associar a Juve Leo à invasão. Bruno de Carvalho estava a ser um peso para muita gente. São 41 arguidos, dos quais 14 são da Juve Leo. Porque se diz que foi a Juve Leo? Quem são os outros? Já perguntaram?”, questionou

“O conhecimento que tinha dos acontecimentos de 15 de maio devia-se à violação do segredo de justiça. Depois vim a saber mais. Porque foram já de cara tapada? A única coisa que posso garantir é que comigo ninguém entrava de cara tapada. O porquê, terá de perguntar a quem o fez”, acrescentou.

Questionado sobre o seu passado de condenações na justiça, Mustafá diz não ser um homem perigoso e que já pagou pelos erros do passado. “Ao contrário da imagem que querem fazer passar, não sou um homem perigoso. Em relação ao meu passado, cometi erros fruto da idade, mas já paguei pelo que fiz. É pena que em Portugal mesmo depois de já ter pago por isso, o rótulo ninguém nos tira”.

“Quanto ao processo a que me encontro a responder em tribunal, nada tenho a acrescentar ao que já disse em sede de julgamento. [Sobre] Alcochete, a verdadeira novela que parou o País, é uma acusação fraquíssima, onde reina a mentira para português ver e a opinião pública condenar”, insistiu.

Relação de respeito com Bruno de Carvalho

Sobre a relação com Bruno de Carvalho, Mustafá frisou que ambos sempre se respeitaram. “Foi uma relação de presidente para presidente, com respeito de ambas as partes. Não havia uma frequência regular [de reuniões], reunimos várias vezes em várias ocasiões, sempre acompanhados”, contou o líder da Juve Leo.

Sobre o encontro de 7 de maio, no dia seguinte à derrota do Sporting frente ao Atlético de Madrid, Nuno Mendes falou sobre o pedido de alguns sócios, mas disse que nunca lhe foi pedido para agredir os jogadores do clube.

“Alguns sócios pediram-me para que o presidente estivesse presente para lhe demonstrarem o desagrado. Perante as respostas dele, houve reações e comentários menos bons contra o presidente. Isso levou-o a dizer ‘Façam o que quiserem’ mas em relação a ele, não tinha nada a ver com os jogadores (…) Nunca me foi pedido para bater em jogadores ou danificar seja o que for”, assegurou.

Mustafá relembrou que a claque “já por várias vezes se dirigiu à Academia para falar, incentivar, motivar os jogadores para dérbis, no Natal”, dando como exemplo uma visita em 2016 numa altura em que o Sporting passava um mau período. “Falámos e encorajámos os jogadores, ninguém entrou encapuzado e não houve agressões”, atirou.

Nani frequentou a minha casa, já partilhei mesa de restaurante com William, João Mário, Rui Patrício, Marco Silva, Fábio Coentrão…”, referiu, falando de “laços de amizade” que se criaram com os jogadores.

“Ao contrário do que alguns dirigentes pensam, a Juve Leo não serve só para cantar e abanar a bandeira. Somos sócios do clube e também temos a nossa opinião (…) Seja quem for o presidente, a relação tem de ser boa. Em relação a Frederico Varandas, após uma reunião em que disse que contava comigo muitos anos comigo no Sporting, houve quem tentasse desestabilizar, criando guerras inexistentes”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …

Tribunal diz que ausência de resistência de vítima de violação é "desejo de sobreviver"

Quando as vítimas não resistem, revelam "o desejo de sobreviver a uma situação cujo controlo não detêm", adotando um comportamento de preservação, diz o Tribunal da Relação de Lisboa. O Tribunal da Relação de Lisboa considerou …

Draghi abre a porta a cortes nas taxas de juro

Mario Draghi afirmou esta terça-feira que se o objetivo de ficar abaixo dos 2% de inflação estiver ameaçado, "estímulos adicionais serão necessários". O presidente do BCE admitiu mesmo uma descida das taxas. O presidente do BCE, Mario …

SNS dá “sinais de cansaço” e tem sistema “que não é amigo do cidadão”

A Convenção Nacional da Saúde concluiu esta terça-feira que o SNS “dá sinais de cansaço” e avisa que os portugueses “não podem ter listas de espera de anos” por consultas ou cirurgias, nem ter “enormes …