Mustafá fala sobre invasão: “Nunca me foi pedido para bater em jogadores”

juventudeleonina1976 / Facebook

O líder da Juve Leo, Nuno Miguel Mendes “Mustafá”, é apontado como suspeito de terror em Alcochete

O líder da Juventude Leonina, Nuno Mendes, falou pela primeira vez sobre a invasão a Alcochete, defendendo-se de todas as acusações de que é alvo. No entender de Mustafá, que chega a falar de perseguição, “a única maneira de retirar Bruno de Carvalho do Sporting era associar a Juve Leo à invasão”.

O líder da claque verde e branca, que está há três semanas em prisão preventiva, respondeu a mais 40 perguntas da revista Sábado a partir da sua cela no Estabelecimento Prisional anexo à Polícia Judiciária, no dia em que lhe foi negado o habeas corpus.

Mustafá nega qualquer tipo de premeditação na invasão à academia de Alcochete e refuta qualquer ligação de Bruno de Carvalho, ex-Presidente do clube. O líder da claque, recorde-se foi acusado como autor moral de 40 crimes de ameaça agravada, 19 de ofensa à integridade física, 38 de sequestro, tráfico de droga e terrorismo.

“Em relação a Alcochete, penso que a única maneira de retirar Bruno de Carvalho do Sporting era associar a Juve Leo à invasão. Bruno de Carvalho estava a ser um peso para muita gente. São 41 arguidos, dos quais 14 são da Juve Leo. Porque se diz que foi a Juve Leo? Quem são os outros? Já perguntaram?”, questionou

“O conhecimento que tinha dos acontecimentos de 15 de maio devia-se à violação do segredo de justiça. Depois vim a saber mais. Porque foram já de cara tapada? A única coisa que posso garantir é que comigo ninguém entrava de cara tapada. O porquê, terá de perguntar a quem o fez”, acrescentou.

Questionado sobre o seu passado de condenações na justiça, Mustafá diz não ser um homem perigoso e que já pagou pelos erros do passado. “Ao contrário da imagem que querem fazer passar, não sou um homem perigoso. Em relação ao meu passado, cometi erros fruto da idade, mas já paguei pelo que fiz. É pena que em Portugal mesmo depois de já ter pago por isso, o rótulo ninguém nos tira”.

“Quanto ao processo a que me encontro a responder em tribunal, nada tenho a acrescentar ao que já disse em sede de julgamento. [Sobre] Alcochete, a verdadeira novela que parou o País, é uma acusação fraquíssima, onde reina a mentira para português ver e a opinião pública condenar”, insistiu.

Relação de respeito com Bruno de Carvalho

Sobre a relação com Bruno de Carvalho, Mustafá frisou que ambos sempre se respeitaram. “Foi uma relação de presidente para presidente, com respeito de ambas as partes. Não havia uma frequência regular [de reuniões], reunimos várias vezes em várias ocasiões, sempre acompanhados”, contou o líder da Juve Leo.

Sobre o encontro de 7 de maio, no dia seguinte à derrota do Sporting frente ao Atlético de Madrid, Nuno Mendes falou sobre o pedido de alguns sócios, mas disse que nunca lhe foi pedido para agredir os jogadores do clube.

“Alguns sócios pediram-me para que o presidente estivesse presente para lhe demonstrarem o desagrado. Perante as respostas dele, houve reações e comentários menos bons contra o presidente. Isso levou-o a dizer ‘Façam o que quiserem’ mas em relação a ele, não tinha nada a ver com os jogadores (…) Nunca me foi pedido para bater em jogadores ou danificar seja o que for”, assegurou.

Mustafá relembrou que a claque “já por várias vezes se dirigiu à Academia para falar, incentivar, motivar os jogadores para dérbis, no Natal”, dando como exemplo uma visita em 2016 numa altura em que o Sporting passava um mau período. “Falámos e encorajámos os jogadores, ninguém entrou encapuzado e não houve agressões”, atirou.

Nani frequentou a minha casa, já partilhei mesa de restaurante com William, João Mário, Rui Patrício, Marco Silva, Fábio Coentrão…”, referiu, falando de “laços de amizade” que se criaram com os jogadores.

“Ao contrário do que alguns dirigentes pensam, a Juve Leo não serve só para cantar e abanar a bandeira. Somos sócios do clube e também temos a nossa opinião (…) Seja quem for o presidente, a relação tem de ser boa. Em relação a Frederico Varandas, após uma reunião em que disse que contava comigo muitos anos comigo no Sporting, houve quem tentasse desestabilizar, criando guerras inexistentes”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …