Farmácias em Chicago estão a recuperar uma técnica que, não elimina, mas afasta o crime.
E se estivesse a passar por um espaço comercial e, ainda cá fora, começasse a ouvir música clássica?
É para criar ambiente. É um espaço tranquilo. Vendem discos.
Estas seriam três possibilidades compreensíveis – mas nenhuma delas está certa, em Chicago.
A Walgreens, uma das maiores farmacêuticas nos Estados Unidos da América, tem agora colunas a reproduzir música clássica à porta das suas farmácias.
E não, não é para criar outro ambiente, não é para dizer que ali o espaço é tranquilo. E, claro, não se vendem discos ali.
Em Julho, um grupo (alargado) de adolescentes destruiu uma loja de conveniência nesta cidade norte-americana.
Por isso, a Walgreens recuperou a técnica de reproduzir música clássica à porta para evitar vandalismo e roubos.
E parece que resulta. Não elimina o crime mas leva os criminosos para outro lugar.
Lily Hirsch, musicóloga, disse à NBC que a táctica “funciona pelas razões erradas”. E explicou: “É utilizada para demarcar o espaço e dizer a determinadas pessoas ‘o teu lugar não é aqui, precisas de sair'”.
Moradores de uma das zonas de Chicago, Greektown, têm reacções opostas a este intuito.
Um disse que, em vez de afastar, aquela música até lhe dá vontade de ir para lá; outro disse que poderia ficar ali “o dia todo”.
A empresa assegurou que assegurou que só quem está à porta dos espaços ouve a música; quem vive ou trabalha mais ao lado, não ouve.