Campanha do museu no Porto quer promover a leitura e um mundo mais sustentável, na celebração do Dia Internacional da Doação de Livros.
São mais de 300 livros oferecidos — sim, sem qualquer contrapartida — durante a campanha “Dê Uma Nova Casa Aos Livros” que vai decorrer entre 11 e 16 de fevereiro.
O projeto é organizado pelo Serviço de Biblioteca e Documentação do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.
O projeto enquadra-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da Agenda 2030, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), tendo também como objetivo a sustentabilidade, para além de promover o gosto pela leitura.
De acordo com uma reportagem realizada pelo JPN, foram dezenas as pessoas a comparecer na primeira hora da campanha.”Os livros deixam de estar guardados em caixas para poderem estar em bibliotecas privadas e terem uso”, contou ao jornal António Ponte, o diretor do museu, situado na mesma rua onde se realiza a feira do livro do Porto no Palácio de Cristal.
Há um “conjunto largo de tipologias”, tudo livros que pertenciam ao património do museu, e cada leitor leva o que quer para casa. Grande parte são livros de arte e património, uma vez que se trata de um museu.
O projeto decorre no Museu Soares dos Reis até domingo, 16 de fevereiro, e tem entrada livre, com horário das 10h00 às 17h00. O Museu ganhou, em 2024, o prémio de museu do ano.