Museu do Prado precisa de ajuda para descobrir onde fica esta paisagem

(dr) Museo del Prado

“Paisagem”, quadro de Agustín Riancho

O Museu do Prado, em Madrid, está a pedir ajuda para identificar onde fica a paisagem retratada pelo pintor cantábrico Agustín Riancho no seu quadro “Paisagem”.

Segundo o El Confidencial, uma obra do pintor Agustín Riancho, um dos paisagistas espanhóis mais importantes do século XIX, está a ser partilhada, nos últimos dias, vezes sem conta e sempre acompanhada da pergunta “Reconheces esta paisagem?”.

Em causa está o facto de o Museu do Prado, em Madrid, ter pedido ajuda a geólogos e especialistas na área, a pouco mais de duas semanas de apresentar esta nova aquisição, para tentar identificar a paisagem retratada no quadro do pintor cantábrico.

A pintura a óleo, apelidada de “Paisagem” e com medidas de 125 por 75 cm, foi oferecida ao museu espanhol proveniente de uma coleção particular e o mistério começou quando chegou às mãos do restaurador Pedro José Martínez Plaza, especializado no século XIX.

O funcionário do museu entrou em contacto com um geoparque de Cantábria para perceber se a paisagem pintada correspondia a algum lugar desta zona geográfica mas não obteve uma resposta satisfatória. Tentou assim contactar outros geoparques que, por sua vez, colocaram a mesma questão a outros especialistas. Resultado: ninguém consegue dar-lhe uma localização exata, por isso, o museu decidiu lançar este pedido de ajuda.

O geólogo Luis Collantes, citado pelo jornal espanhol, acredita “pessoalmente” que se trata do Salto del Gitano, em Monfragüe, porque “coincide com o curso do rio”. Alguns arriscam dizer, no entanto, que a paisagem fica no Parque Natural de Despeñaperros, enquanto outros falam de Riba de Santiuste, em Guadalajara, Cuchillos del Río Cabriel, em Cuenca, Molinucos del Diablo, em Valle del Saja, ou Vega de Gordón, em León.

Além disso, em conjunto com todos estes palpites, dezenas de pessoas já partilharam fotografias originais dos lugares que se assemelham a este quadro de Riancho. Resta agora saber se o museu vai conseguir resolver o mistério.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …