Museu do Prado precisa de ajuda para descobrir onde fica esta paisagem

(dr) Museo del Prado

“Paisagem”, quadro de Agustín Riancho

O Museu do Prado, em Madrid, está a pedir ajuda para identificar onde fica a paisagem retratada pelo pintor cantábrico Agustín Riancho no seu quadro “Paisagem”.

Segundo o El Confidencial, uma obra do pintor Agustín Riancho, um dos paisagistas espanhóis mais importantes do século XIX, está a ser partilhada, nos últimos dias, vezes sem conta e sempre acompanhada da pergunta “Reconheces esta paisagem?”.

Em causa está o facto de o Museu do Prado, em Madrid, ter pedido ajuda a geólogos e especialistas na área, a pouco mais de duas semanas de apresentar esta nova aquisição, para tentar identificar a paisagem retratada no quadro do pintor cantábrico.

A pintura a óleo, apelidada de “Paisagem” e com medidas de 125 por 75 cm, foi oferecida ao museu espanhol proveniente de uma coleção particular e o mistério começou quando chegou às mãos do restaurador Pedro José Martínez Plaza, especializado no século XIX.

O funcionário do museu entrou em contacto com um geoparque de Cantábria para perceber se a paisagem pintada correspondia a algum lugar desta zona geográfica mas não obteve uma resposta satisfatória. Tentou assim contactar outros geoparques que, por sua vez, colocaram a mesma questão a outros especialistas. Resultado: ninguém consegue dar-lhe uma localização exata, por isso, o museu decidiu lançar este pedido de ajuda.

O geólogo Luis Collantes, citado pelo jornal espanhol, acredita “pessoalmente” que se trata do Salto del Gitano, em Monfragüe, porque “coincide com o curso do rio”. Alguns arriscam dizer, no entanto, que a paisagem fica no Parque Natural de Despeñaperros, enquanto outros falam de Riba de Santiuste, em Guadalajara, Cuchillos del Río Cabriel, em Cuenca, Molinucos del Diablo, em Valle del Saja, ou Vega de Gordón, em León.

Além disso, em conjunto com todos estes palpites, dezenas de pessoas já partilharam fotografias originais dos lugares que se assemelham a este quadro de Riancho. Resta agora saber se o museu vai conseguir resolver o mistério.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Tribunal aceita afastamento de juiz Paulo Registo do caso Football Leaks

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) aceitou o pedido de escusa apresentado pelo juiz Paulo Registo, a quem foi distribuído o processo de Rui Pinto, criador do Football Leaks. Segundo o acórdão do TRL, a …

Governador do Rio de Janeiro acusado de fraude com hospitais de campanha

O Ministério Público brasileiro indicou ter reunido provas de que o governador do Rio de Janeiro comandou uma organização que defraudou a construção de hospitais de campanha, no âmbito do combate à covid-19. De acordo com …

Centeno já cativou mais de 1025 milhões de euros no Orçamento de 2020

As cativações no Orçamento do Estado (OE) para 2020 ascendem a 1025,5 milhões de euros, revelou o boletim da Direção-Geral do Orçamento relativo a abril, montante inferior ao do OE 2019. Segundo avançou o Expresso esta …

Supremo Tribunal anula presidência parlamentar de Juan Guaidó

Esta terça-feira, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela reconheceu como presidente do parlamento Luís Parra, um dissidente da oposição. O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (STJ) declarou nula a junta de direção da Assembleia …

Há 285 novos casos de covid-19. São quase todos na Grande Lisboa

A região de Lisboa continua a registar o maior número de novos casos de covid-19 registados no país. A Direcção Geral de Saúde (DGS) anuncia hoje 31.292 infectados com o coronavírus, mais 285 do que …

Com bens arrestados e a filha a pagar contas, é quase impossível cobrar multa de 3,7 milhões a Ricardo Salgado

O Tribunal Constitucional confirmou a multa de 3,7 milhões de euros que foi aplicada pelo Banco de Portugal ao banqueiro Ricardo Salgado, mas é quase impossível cobrar esse valor. O ex-presidente do BES tem os …

França suspende tratamentos com hidroxicloroquina

O Governo francês decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos à base de hidroxicloroquina para pacientes infetados com a covid-19. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração …

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastrar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …