O mundo vai enfrentar uma pandemia de Parkinson

O número de pessoas com doença de Parkinson irá aumentar em grandes proporções. Em 2040, os cientistas preveem que o número de pessoas que sofrem da doença cresça para os 14,2 milhões.

“As pandemias são geralmente equiparadas a doenças infecciosas como Zika, gripe e HIV. Mas os distúrbios neurológicos são agora a principal causa de inaptidão no mundo e a doença que apresenta um crescimento mais rápido é a doença de Parkinson”, esclareceu Ray Dorsey, neurologista do Centro Médico da Universidade de Rochester.

Segundo um artigo publicado na JAMA Neurology, Dorsey e a sua equipa referem que entre 1990 e 2015 a prevalência de Parkinson mais do que duplicou, e estimam que haja cerca de 6,9 milhões de doentes em todo o mundo.

Dorsey acredita que até 2040, o número de pessoas que sofrem da doença de Parkinson cresça para os 14,2 milhões, à medida que a população envelhece. Os investigadores preveem que a taxa de crescimento supere a doença de Alzheimer.

Embora estas estimativas sejam passíveis de sofrer erros de diagnóstico ou de ser influenciadas com o aumento da esperança de vida, Dorsey argumenta que a comunidade médica deve prosseguir as mesmas estratégicas que, em 15 anos, transformaram o HIV de uma doença desconhecida e fatal, numa condição crónica tratável.

“As pessoas que sofrem de HIV exigiram melhores tratamentos e agiram ativamente no processo de consciencialização. Foram, literalmente, para as portas das empresas farmacêuticas exigir novos tratamentos”, afirma Bastia Bloem, neurologista do Centro Médico da Universidade de Radboud, na Holanda.

Os cientistas defendem que a comunidade de doentes de Parkinson deve unir-se, lutar por melhores tratamentos e estar presente no processo de consciencialização.

Segundo o Sci-News, defender o aumento do financiamento da pesquisa da doença, reduzir o custo dos tratamentos e aumentar o acesso aos cuidados são as medidas que estão no topo da lista das necessidades dos doentes.

“A comunidade de Parkinson tem sido muito calma nestas questões”, admite Dorsey. “O fardo atual e o futuro desta doença debilitante depende da ação“.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …

Noruega abandona definitivamente vacina da AstraZeneca

A Noruega não pretende retomar o uso da vacina da AstraZeneca no seu processo de vacinação, devido a preocupações relacionadas com casos raros de coágulos. A Noruega vai retirar de forma definitiva a vacina desenvolvida …

Padres alemães desafiam doutrina do Vaticano e abençoam uniões entre pessoas do mesmo sexo

Liebe Gewinnt (o amor vence) é o nome de um grupo de cerca de 100 padres alemães que está a abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo. Segundo a Euronews, a posição da Congregação para a …

Festa sportinguista, Odemira e Novo Banco. Costa encostado às cordas segura o "excelente ministro" Cabrita

Já não acontecia desde 17 de março. Esta quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, esteve na Assembleia da República para quatro horas de debate político. Esta quarta-feira, no Parlamento, a oposição teve quatro horas para ajustar contas …

Giorgos Giakoumakis. Um dos maiores goleadores desta época está a lutar pela manutenção

  Giorgos Giakoumakis é o melhor marcado da Liga holandesa e um dos melhores da Europa. O avançado grego joga no VVV-Venlo, equipa que luta pela manutenção. Nos Países Baixos, restam apenas dois encontros para o fim …

DGS faz recomendações aos adeptos que estiveram nos festejos do Sporting

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou um conjunto de recomendações para os adeptos que estiveram em ajuntamentos nos festejos do título do Sporting. A Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha quem esteve na terça-feira nas celebrações da …

"Oportunista": francês vai jogar pela seleção de Espanha

Aymeric Laporte decidiu jogar por Espanha e pode estrear-se já no próximo mês, no Europeu. Franceses reagiram mal quando souberam desta decisão. A seleção espanhola vai ter um reforço na defesa, no próximo Europeu de futebol. …

Direção da OMS não investigou acusações de abuso sexual na RDCongo

A direção da Organização Mundial de Saúde (OMS) estava a par das acusações de assédio sexual durante o surto de Ébola na República Democrática do Congo (RDCongo) em 2019, e não a investigou, de acordo …

Festejos do Sporting. Moedas atira em Medina e acusa-o de ter falhado

Carlos Moedas acusou Fernando Medida de “incapacidade e incompetência” devido aos acontecimentos durante os festejos do Sporting, esta terça-feira à noite. O candidato à Câmara de Lisboa Carlos Moedas acusou o presidente da autarquia, Fernando Medina, …

Irão. Ex-Presidente Mahmud Ahmadinejad volta a candidatar-se para liderar o país

A televisão estatal iraniana noticiou esta quarta-feira que o antigo Presidente do país Mahmud Ahmadinejad vai candidatar-se de novo ao cargo, nas próximas eleições em junho. Imagens difundidas pela televisão estatal mostraram Ahmadinejad a dirigir-se, na …