Começou o Mundial de and… das roturas de ligamentos

Zbigniew Meissner/EPA

França-Polónia, primeiro jogo do Mundial 2023 de andebol

Polónia e Suécia recebem um Mundial de andebol marcado por muitas ausências por lesão – com um denominador comum no grupo de Portugal.

A 28.ª edição do Mundial de andebol começou nesta quarta-feira. O torneio decorre desta vez na Polónia e na Suécia.

Não começou bem para um dos organizadores: a Polónia perdeu em casa contra a favorita França. Mesmo afectados por várias lesões (já lá vamos), os franceses ganharam por 26-24.

Portugal vai estrear-se mais logo, às 19h30, contra a Islândia. É o primeiro jogo da sua quinta participação em Mundiais, a segunda consecutiva – depois do melhor lugar de sempre (10.º) na edição anterior, há dois anos.

No sábado o adversário será a Coreia do Sul (tal como no recente Mundial de futebol) e na segunda-feira será a vez de jogar com a Hungria. Tudo no Grupo D da primeira fase.

O seleccionador Paulo Pereira – que, castigado, não vai estar no banco de suplentes nos dois primeiros compromissos – chamou Miguel Espinha e os jovens irmãos Martim Costa e Francisco Costa. João Ferraz, Gilberto Duarte, Daymaro Salina e Tiago Rocha ficaram de fora.

João Ferraz está lesionado, tal como André José. Ambos sofreram uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

No grupo de Portugal, o húngaro Dominik Máthé e o islandês Haukur Þrastarson sofreram… rotura do ligamento cruzado anterior de um joelho.

Ou seja, olhando para a lista apresentada pelo portal zerozero, verifica-se que no Grupo D, dos cinco jogadores afastados devido a questões físicas, só um (Ádám Juhász, Hungria) não tem esse problema; tem uma lesão no olho esquerdo.

Esta lesão não é propriamente uma raridade no mundo do andebol. Mas é curioso que só no grupo de Portugal é que há esta tendência.

Olhando para todos os oito grupos, só há um ou dois casos semelhantes em alguns grupos. E no Grupo B, onde 12 jogadores se lesionaram antes do Mundial (sete deles franceses, a fazer lembrar o Mundial de futebol), nenhum tem rotura do ligamento cruzado anterior de um joelho.

No Grupo F inteiro só se regista uma baixa por lesão: Magnus Fredriksen (Noruega). No Grupo H inteiro, onde estará a campeã mundial Dinamarca, só há um lesionado: precisamente o dinamarquês Anders Zachariassen, devido a uma… rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

Por falar em saúde, há regras anti-COVID neste Mundial: testes a todos os elementos de cada selecção antes da estreia, antes do primeiro jogo na segunda fase de grupos e antes dos quartos-de-final; se alguém apresentar teste positivo, cinco dias (ou mais) de isolamento.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.