Mundial 2022: Portugal com um adversário de cada continente

Gana será o primeiro adversário, no Qatar. Seguem-se Uruguai e Coreia do Sul. Na fase a eliminar pode surgir logo o Brasil.

Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul. Eis a composição do Grupo H do Mundial 2022 de futebol.

O sorteio do torneio no Qatar foi realizado nesta sexta-feira e a selecção portuguesa foi colocada no último grupo, curiosamente com um adversário de cada continente: uma selecção africana, uma americana e uma asiática.

O primeiro jogo de Portugal será no dia 24 de Novembro deste ano, contra o Gana. Quatro dias depois o adversário será o Uruguai e o último jogo será frente à Coreia do Sul, no dia 2 de Dezembro.

Recorde-se que, no último Mundial, em 2018, Portugal foi afastado precisamente pelo Uruguai, quando perdeu nos oitavos-de-final. No Mundial anterior, 2014, os lusos venceram Gana na fase de grupos. Em relação à Coreia do Sul, todos se lembrarão do Mundial 2002, do soco de João Vieira Pinto no árbitro e da saída precoce da prova.

Nos oitavos-de-final, Portugal pode cruzar-se logo com o Brasil, que está no Grupo G com Suíça, Sérvia (que ficou à frente dos portugueses na qualificação) e Camarões.

Entre os outros grupos, há um encontro curioso no Grupo B entre Inglaterra, Estados Unidos da América e, possivelmente, País de Gales ou Escócia (a Ucrânia também está na luta por essa vaga). Um grupo que fala inglês, com excepção do Irão – que está no grupo dos EUA.

O Grupo E vai reunir muitas atenções: Espanha e Alemanha ficaram juntas, além do Japão e de outra selecção ainda por definir.

A campeã mundial França vai jogar na fase de grupos com Dinamarca e Tunísia. A outra selecção ainda não é conhecida.

Mundial 2022, fase de grupos

Grupo A: Qatar, Países Baixos, Senegal, Equador
Grupo B: Inglaterra, EUA, Irão, País de Gales/Escócia/Ucrânia
Grupo C: Argentina, México, Polónia, Arábia Saudita
Grupo D: França, Dinamarca, Tunísia, Peru/Emirados Árabes Unidos/Austrália
Grupo E: Espanha, Alemanha, Japão, Costa Rica/Nova Zelândia
Grupo F: Bélgica, Croácia, Marrocos, Canadá
Grupo G: Brasil, Suíça, Sérvia, Camarões
Grupo H: Portugal, Uruguai, Coreia do Sul, Gana

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.