Duas pequenas múmias egípcias revelaram surpresas (não humanas)

(dr) Rambam Health Care Campus

As TC feitas às múmias que representam Osíris (à esquerda) e Hórus (à direita)

Quando os cientistas analisaram o interior de duas pequenas múmias egípcias que pensavam conter corações humanos, ficaram surpreendidos por perceber que não se tratava nem de uma coisa nem de outra.

De acordo com o site Live Science, as duas múmias, enterradas em sarcófagos, encontram-se no Museu de Haifa, em Israel, há cerca de 50 anos. Apesar disso, não se sabia muito sobre ambas, a não ser que têm mais de dois mil anos.

Os registos mostravam que no seu interior estavam corações mumificados, mas as tomografias computadorizadas realizadas no Hospital Rambam, a 29 de junho, mostram coisas bastante diferentes.

A múmia, com cerca de 45 centímetros, feita para se parecer com Osíris – o deus egípcio da vida após a morte, dos mortos, da vida e da vegetação –, continha lama e grãos.

Em declarações ao mesmo site, Ron Hillel, um dos responsáveis do museu israelita, explica que, “durante os festivais de Osíris, os antigos egípcios produziam” estes artefactos, feitos por aquilo que seria “uma mistura de argila ou areia com grãos”.

“De seguida, eles mergulhariam-nos na água e os grãos acabariam por germinar”. Ou seja, este ato ligaria o deus egípcio à morte, à vida e à fertilidade da Terra.

A outra múmia, com cerca de 25 centímetros, em forma de pássaro, representava o deus Hórus. Segundo a mitologia egípcia, este era o filho com cabeça de falcão de Osíris e Ísis, uma divindade associada ao céu e aos faraós.

No seu interior estavam restos mortais de um pássaro, possivelmente um falcão, dos quais falta uma parte do corpo e vários órgãos, acrescenta o mesmo site.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de pagamento de caução de Joe Berardo

O juiz Carlos Alexandre aceitou, esta quarta-feira, a proposta e a forma de pagamento da caução de cinco milhões de euros apresentada pelo empresário madeirense no processo da Caixa Geral de Depósitos. A decisão favorável do …

Mais 13 mortes e 3452 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3452 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3452 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …

Polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco em dia de nova reunião com o Governo

Elementos da PSP e da GNR voltam esta quarta-feira aos protestos por causa do subsídio de risco, uma concentração que vai decorrer enquanto os sindicatos e associações socioprofissionais estão reunidos no Ministério da Administração Interna …

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …