Duas pequenas múmias egípcias revelaram surpresas (não humanas)

(dr) Rambam Health Care Campus

As TC feitas às múmias que representam Osíris (à esquerda) e Hórus (à direita)

Quando os cientistas analisaram o interior de duas pequenas múmias egípcias que pensavam conter corações humanos, ficaram surpreendidos por perceber que não se tratava nem de uma coisa nem de outra.

De acordo com o site Live Science, as duas múmias, enterradas em sarcófagos, encontram-se no Museu de Haifa, em Israel, há cerca de 50 anos. Apesar disso, não se sabia muito sobre ambas, a não ser que têm mais de dois mil anos.

Os registos mostravam que no seu interior estavam corações mumificados, mas as tomografias computadorizadas realizadas no Hospital Rambam, a 29 de junho, mostram coisas bastante diferentes.



A múmia, com cerca de 45 centímetros, feita para se parecer com Osíris – o deus egípcio da vida após a morte, dos mortos, da vida e da vegetação –, continha lama e grãos.

Em declarações ao mesmo site, Ron Hillel, um dos responsáveis do museu israelita, explica que, “durante os festivais de Osíris, os antigos egípcios produziam” estes artefactos, feitos por aquilo que seria “uma mistura de argila ou areia com grãos”.

“De seguida, eles mergulhariam-nos na água e os grãos acabariam por germinar”. Ou seja, este ato ligaria o deus egípcio à morte, à vida e à fertilidade da Terra.

A outra múmia, com cerca de 25 centímetros, em forma de pássaro, representava o deus Hórus. Segundo a mitologia egípcia, este era o filho com cabeça de falcão de Osíris e Ísis, uma divindade associada ao céu e aos faraós.

No seu interior estavam restos mortais de um pássaro, possivelmente um falcão, dos quais falta uma parte do corpo e vários órgãos, acrescenta o mesmo site.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura tem "receio" que partido seja ilegalizado

Este domingo, o Chega vai organizar uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura admitiu ter um "receio muito significativo". O Observador avança que a manifestação tem início no Príncipe Real, passa pelo Tribunal Constitucional …

Três mortos e 441 novos casos em Portugal

Este domingo, Portugal regista mais três mortes e 441 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Autoridades brasileiras ilibam João Loureiro

João Loureiro já não é suspeito no processo que envolve a apreensão de um avião com 500 quilos de cocaína, segundo as autoridades brasileiras. As autoridades brasileiras descartaram, este sábado, qualquer ligação do advogado português João …

No Canadá, há dois rios que se encontram (mas não se misturam)

Em Nunavut, no Canadá, há dois rios que se encontram, mas não perdem a sua aparência individual enquanto se movem sinuosamente pela tundra. O Back River flui para o norte em direção ao Oceano Ártico. Ao …

Russos acusados de explosão na República Checa são suspeitos de envenenar Skripal

Os dois suspeitos russos, envolvidos na explosão que matou duas pessoas em 2014 na República Checa, têm os mesmos passaportes que os dois homens acusados de envenenar, com o agente nervoso novichok, o espião Sergei …

Numa cidade na Nova Zelândia, a Páscoa resume-se a exterminar coelhos

Em Alexandra, na região de Otago, os coelhos são considerados pragas, uma espécie que ameaça a biodiversidade do país e a agricultura. Elle Hunt, correspondente do The Guardian em Auckland, na Nova Zelândia, escreveu um artigo …

Reavaliação de barragens da EDP ficou por fazer, depois de Governo ter recuado na decisão

No início do ano passado, o ministério do Ambiente considerou ser necessário reavaliar as barragens da EDP, mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Parpública disseram não ter competências para fazer a avaliação …

Portugal bateu recorde de vacinação no sábado. Foram administradas 120 mil vacinas

Este sábado, Portugal registou um recorde diário de pessoas vacinadas contra a covid-19. No total, foram administradas 120 mil doses da vacina. De acordo com os números avançados pela task force responsável pelo plano de vacinação, …

Os milionários estão a fugir de Nova Iorque

A cidade de Nova Iorque está a preparar-se para enfrentar para um êxodo dos seus residentes mais ricos após as autoridades terem aprovado um orçamento que fará com que paguem a maior taxa de impostos …