Duas pequenas múmias egípcias revelaram surpresas (não humanas)

(dr) Rambam Health Care Campus

As TC feitas às múmias que representam Osíris (à esquerda) e Hórus (à direita)

Quando os cientistas analisaram o interior de duas pequenas múmias egípcias que pensavam conter corações humanos, ficaram surpreendidos por perceber que não se tratava nem de uma coisa nem de outra.

De acordo com o site Live Science, as duas múmias, enterradas em sarcófagos, encontram-se no Museu de Haifa, em Israel, há cerca de 50 anos. Apesar disso, não se sabia muito sobre ambas, a não ser que têm mais de dois mil anos.

Os registos mostravam que no seu interior estavam corações mumificados, mas as tomografias computadorizadas realizadas no Hospital Rambam, a 29 de junho, mostram coisas bastante diferentes.

A múmia, com cerca de 45 centímetros, feita para se parecer com Osíris – o deus egípcio da vida após a morte, dos mortos, da vida e da vegetação –, continha lama e grãos.

Em declarações ao mesmo site, Ron Hillel, um dos responsáveis do museu israelita, explica que, “durante os festivais de Osíris, os antigos egípcios produziam” estes artefactos, feitos por aquilo que seria “uma mistura de argila ou areia com grãos”.

“De seguida, eles mergulhariam-nos na água e os grãos acabariam por germinar”. Ou seja, este ato ligaria o deus egípcio à morte, à vida e à fertilidade da Terra.

A outra múmia, com cerca de 25 centímetros, em forma de pássaro, representava o deus Hórus. Segundo a mitologia egípcia, este era o filho com cabeça de falcão de Osíris e Ísis, uma divindade associada ao céu e aos faraós.

No seu interior estavam restos mortais de um pássaro, possivelmente um falcão, dos quais falta uma parte do corpo e vários órgãos, acrescenta o mesmo site.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …

Farmacêutica Purdue aceita declarar-se culpada em processo sobre analgésico opiáceo

A farmacêutica Purdue concordou em declarar-se culpada pela promoção agressiva do analgésico opiáceo OxyContin. O acordo foi anunciado pelo ministério da Justiça norte-americano e está avaliado em cerca de 8,3 mil milhões de dólares. A farmacêutica …

Norte pode ultrapassar os 2.000 casos diários esta semana e os 4.000 na próxima

As novas infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 podem ultrapassar esta semana a "barreira dos dois mil casos" na região Norte, alertaram especialistas esta quinta-feira, afirmando que o atual índice de transmissibilidade (o designado RT) "permite …

Uber quer comprar Free Now. Empresa norte-americana ofereceu mais de mil milhões

A Uber quer comprar a Free Now, o antigo MyTaxi, tendo oferecido mais de mil milhões de euros à BMW e Daimler para assumir o controlo da empresa. Segundo noticiou o Cinco Días, a imprensa alemã avançou …

Portugal ultrapassa barreira dos 3.000 casos diários. Quase 2.000 no Norte

Portugal regista esta quinta-feira 3.274 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 16 mortes relacionadas com a covid-19, segundo o boletim epidemiológico …