Múmias de animais eram usadas para magia no antigo Egito

A mumificação de animais era uma técnica comum no antigo Egito. Recentemente foram encontrados seis caixões de animais egípcios mumificados.

Num estudo anterior já havia sido divulgado que certos animais eram mumificados como oferendas para divindades ou para serem utilizados em rituais, enquanto outros podem ter sido considerados manifestações físicas de deuses.

Agora, numa investigação publicada recentemente na Scientific Reports, um grupo de investigadores utilizou a técnica de tomografia de neutrões para capturar imagens do conteúdo de seis caixões selados, feitos de materiais à base de cobre.

De acordo com os autores, é invulgar que tais caixões ainda permaneçam selados. Três desses, que contêm laços e representações de lagartos e enguias no topo, foram encontrados na cidade histórica de Naukratis datados entre 500 e 300 a.C., relatou o Interesting Engineering.

Um quarto caixão, encontrado na cidade histórica de Tell el-Yehudiyeh, tinha por cima uma figura de um lagarto e foi datado entre 664 e 332 a.C..

Outros dois caixões, com representações de cabeças humanas em figuras de meia-cobra e de enguia, datam entre 650 e 250 a.C. e são de proveniência incerta.

Em três das sepulturas, os cientistas encontraram ossos, incluindo um crânio inteiro, com medidas semelhantes às de um grupo de lagartos de parede que inclui espécies nativas do Norte de África. Noutros dois caixões foram encontrados sinais de ossos fraturados.

Além disso, os investigadores descobriram fragmentos têxteis em três caixões, que podem ter sido feitos de linho, um material frequentemente utilizado na mumificação no Antigo Egito.

Esses fragmentos sugerem que os animais podem ter sido cobertos com linho antes de serem enterrados nos caixões. Verificou-se que os três caixões sem alças continham chumbo. Os autores referiram que este material pode ter sido utilizado para ajudar a distribuir o peso e para tapar buracos existentes.

A equipa levantou a hipótese de que o chumbo possa ter sido escolhido devido à sua reputação no antigo Egito como substância mágica, uma vez que outros estudos revelaram que este material era utilizado em maldições e encantos amorosos.

De acordo com os investigadores, os caixões mais leves com laços podem ter ficado suspensos nas paredes de um santuário ou templo, esculturas, ou barcos utilizados em procissões religiosas, em oposição aos caixões mais pesados feitos de chumbo, que podem ter tido outras funções.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.