Arqueólogos descobrem múmia de adolescente com várias joias no Egipto

Arqueólogos descobriram, no Egipto, a múmia de uma adolescente adornada com várias joias, incluindo colares de missangas e brincos de cobre.

Segundo o Live Science, a adolescente, que teria 15 ou 16 anos, morreu durante a XVII dinastia egípcia. A sua múmia foi encontrada por uma equipa de arqueólogos espanhóis e egípcios na necrópole de Draa Abul Naga, no Egipto.

Embora os restos mumificados se tenham deteriorado com o passar dos milénios, as joias das quais se fazia acompanhar estavam em perfeitas condições, como se pode ver no comunicado publicado no Facebook pelo Ministério do Turismo e Antiguidades do Egipto.

Os investigadores encontraram dois brincos em espiral (possivelmente de cobre) numa das orelhas, dois anéis nos dedos e quatro colares à volta do pescoço.

O caixão onde se encontrava, com 1,75 metros de comprimento, foi esculpido a partir de um tronco de sicômoro. No momento da sua morte, estava caiado de branco e pintado com tons avermelhados.

Os arqueólogos também encontraram um caixão miniatura que ainda estava amarrado perto da múmia da adolescente, sendo que lá dentro estava uma estatueta funerária de madeira conhecida como “ushabti”, marcada em hierático (sistema de escrita egípcio) com o nome do proprietário: “Osíris, Djehuty”.

Os investigadores também encontraram um par de sandálias de couro que, apesar de ter cerca de 3600 anos, estava em boas condições. Os sapatos foram pintados de vermelho e gravados com imagens do deus Bes, da deusa Taweret, um par de gatos, um íbex e uma roseta. Ao lado estavam também bolas de couro que, segundo o mesmo site, eram usadas por mulheres para fazer desporto ou danças coreografadas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Setor da restauração diz que os apoios e horários estabelecidos aumentam a “escravização"

Segundo um documento da PRO.VAR, dois em cada três (66,4%), dos estabelecimentos localizados em centros comerciais, ponderam apresentar pedidos de insolvência. O trabalho tem por base um inquérito a empresas do sector realizado entre os dias …

Ucrânia diz que Rússia não responde a pedido de conversações, mas conta com o apoio da NATO

O Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, disse que ainda não conseguiu falar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, para discutir a escalada do conflito no Leste da Ucrânia. A Rússia e a Ucrânia acusam-se mutuamente de …

"O trabalho liberta." Polícia comunica pichagem nazi no Porto ao Ministério Público

A Polícia Municipal vai comunicar ao Ministério Público (MP) uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, com a frase nazi "o trabalho liberta". Uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, …

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de Esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …

Dois anos depois, mulher de Assange pede que Reino Unido pressione EUA para acusações caírem

A mulher de Julian Assange, Stella Moris, disse que a Grã-Bretanha seria mais forte a fazer campanha contra regimes autoritários se pressionasse o Governo Biden a retirar o seu apelo para o extraditar sob acusações …

Operação Marquês. Ministério Público pede alargamento do prazo previsto na lei para recorrer

Depois da decisão instrutória tomada pelo juiz Ivo Rosa, os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto já entregaram um requerimento a pedir 120 dias para o recurso. O alargamento do prazo passaria assim a ser …

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …