Arqueólogos descobrem múmia de adolescente com várias joias no Egipto

Arqueólogos descobriram, no Egipto, a múmia de uma adolescente adornada com várias joias, incluindo colares de missangas e brincos de cobre.

Segundo o Live Science, a adolescente, que teria 15 ou 16 anos, morreu durante a XVII dinastia egípcia. A sua múmia foi encontrada por uma equipa de arqueólogos espanhóis e egípcios na necrópole de Draa Abul Naga, no Egipto.

Embora os restos mumificados se tenham deteriorado com o passar dos milénios, as joias das quais se fazia acompanhar estavam em perfeitas condições, como se pode ver no comunicado publicado no Facebook pelo Ministério do Turismo e Antiguidades do Egipto.

Os investigadores encontraram dois brincos em espiral (possivelmente de cobre) numa das orelhas, dois anéis nos dedos e quatro colares à volta do pescoço.

O caixão onde se encontrava, com 1,75 metros de comprimento, foi esculpido a partir de um tronco de sicômoro. No momento da sua morte, estava caiado de branco e pintado com tons avermelhados.

Os arqueólogos também encontraram um caixão miniatura que ainda estava amarrado perto da múmia da adolescente, sendo que lá dentro estava uma estatueta funerária de madeira conhecida como “ushabti”, marcada em hierático (sistema de escrita egípcio) com o nome do proprietário: “Osíris, Djehuty”.

Os investigadores também encontraram um par de sandálias de couro que, apesar de ter cerca de 3600 anos, estava em boas condições. Os sapatos foram pintados de vermelho e gravados com imagens do deus Bes, da deusa Taweret, um par de gatos, um íbex e uma roseta. Ao lado estavam também bolas de couro que, segundo o mesmo site, eram usadas por mulheres para fazer desporto ou danças coreografadas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …