Múmia de 3 mil anos desenterrada no Egipto em “muito boa condição”

Al Jazeera / Twitter

Arqueólogos espanhóis desenterraram uma múmia com três mil anos, em “muito boa condição”, na antiga cidade egípcia de Luxor.

Foi assim que o Ministério das Antiguidades do Egipto anunciou a descoberta, evidenciando as boas condições de preservação do sarcófago encontrado próximo de um templo construído na era do Faraó Tutmés III.

Uma equipa de arqueólogos espanhóis está a fazer escavações no local desde 2008, numa zona com uma “riqueza arqueológica extraordinária”, como salienta a líder da pesquisa, Myriam Seco Alvarez, em declarações ao jornal espanhol El Mundo.

A investigadora destaca que já foi possível encontrar “materiais e informações” de várias dinastias de Faraós e que as escavações estão a revelar um “templo de proporções faraónicas”, “com 100 metros de fachada e 150 metros de comprimento”.

“O templo está a surgir do nada. É como se voltasse à vida”, realça a arqueóloga.

Foi neste contexto que foi encontrada a múmia de três mil anos, que pertencerá ao nobre Amenrenef, um servo da casa real de Tutmés III.

“Era uma personagem importante na corte que se ocupava de tudo. Um assessor da Casa Real”, explica Alvarez no El Mundo, apontando que a múmia estava envolta em gesso e em linho e dentro de um sarcófago de madeira exuberantemente colorido.

Datado dos Séculos XI ou X a.C., entre os anos 1075 e 664, o sarcófago está adornado com vários símbolos religiosos do antigo Egipto e a descoberta está a ter repercussão mundial, do Ocidente à Al Jazeera.

“O sarcófago estava comido pelas térmitas. Apenas se conservam os pés e a cara. Contudo, dentro encontramos uma cartonagem muito frágil, mas que mantém uma decoração muito colorida. É uma verdadeira preciosidade“, conta Alvarez ao jornal El Mundo.

A arqueóloga explica que “tem desenhados todos os elementos simbólicos da religião egípcia”, nomeadamente “símbolos solares, como o disco solar ou a cobra; as deusas protectoras Isis e Neftis com as suas asas abertas; os quatro filhos de Hórus encarregados de guardar as vísceras do defunto ou os falcões protectores também com as asas abertas”.

E depois do desafio de retirar o sarcófago intacto de um “nicho” muito reduzido, os investigadores vão agora analisar o seu interior, recorrendo a técnicas de raios-X para apurar o verdadeiro estado da múmia, e nomeadamente se carrega jóias ou outros artefactos.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …