Multa até 36 mil euros para colunas de som na praia

6

Ouvir música através de colunas de som é proibido nas praias portuguesas. Tudo para não incomodar as outras pessoas.

Junho está a acabar, as temperaturas estão a subir e as férias estão a chegar – ou já chegaram, para milhares de adolescentes.

As praias já começaram estar muito preenchidas e, além do barulho das ondas do mar, das crianças a brincar e das pessoas a falar, há o barulho… da música.

Algumas pessoas, sobretudo mais novas, ouvem música na praia. Elas ouvem e as outras pessoas ouvem: os rádios FM a pilhas foram substituídos por colunas portáteis bluetooth, nos últimos anos.

Os aparelhos debitam música bem audível para todos – mas isso é proibido, avisa a Autoridade Marítima Nacional.

Na CNN Portugal, a autoridade esclareceu que o som que possa incomodar outros (que muitas vezes querem dormir) está “interdito” nas praias portuguesas.

O edital de praia define: “A utilização de equipamentos sonoros e desenvolvimento de actividades geradoras de ruído que possam causar incomodidade estão interditos nas praias”.

Se houver barulho em praias marítimas sob jurisdição da Autoridade Marítima Nacional, as pessoas incomodadas devem contactar o comando local da Polícia Marítima da zona da praia em causa.

multas para quem estiver a ouvir música “às alturas”: mínimo de 200 euros e máximo de 4.000 euros. O valor aumenta se for aplicado a “pessoas colectivas”: entre 2.000 e 36.000 euros.

Além disso, a coluna de som pode ser apreendida pela polícia, no momento da infracção.

ZAP //

6 Comments

  1. Gostava de saber se há casos excecionais, pois na praia do ouro, em Sesimbra, de vez em quando é um berreiro nos altifalantes, de musica aos sábados, que até fazem festivais, são 12h e ninguém aguenta na praia com tanto barulho de musica pimba, brasileira, etc… algumas com asneiras no seu contexto.

  2. Esse e’ o grande problema: esta lei e’ puro e cinico “fogo de vista”. Na pratica, as Juntas de freguesia e as Camaras Municipais autorizam tudo e mais alguma coisa ruidosa, desde que lhes paguem o dinheirinho das licensas, que e’ tudo o que esses CORRUPTOS querem

    Depois, ha’ os chicos-espertos empresarios e politicos que teem o descaramento de se apresentarem como “animacao cultural” , usufruindo do negociata as custas literalmente, da nossa SAUDE, e ROUBANDO-nos o direito inalienavel a nao sermos agredidos por este GRAVISSIMO problema. A exposicao ao Ruido MATA, eis o que prova a ciencia: mas porque nao morrem logo, apenas parece um “incomodo”, e as consequencias manifestam-se mais tarde, com o stress agudo, estes miseraveis CRIMINOSOS escapam impunes.

    As multas sao uma anedota.Os bares da Costa da caparica , ate’ ao algarve, enchem-se de dinheiro de patetas jovens que estao a ficar surdos sem o saberem, e riem-se das pateticas multas, e isto quando nao corrompem as autoridades com as tais “licensas”.

    O problema e’ que muitos pensam que sao so’ eles a estar “incomodados”, e nao se revoltam. Um par de estalos nos imbecis e escavacar as colunas de som, era um bom comeco” penas de prisao para quem emite licensas para nos destruir a saude, e’ outra. Talvez assim, se consiga ter paz e sossego.

    Quem quer ficar surdo, tem a liberdae de ir para as discotecas. A praia pertence a todos, nao apenas aos que querem barulho.

  3. Exactamente! Estava a lembrar-me da praia de Caxias onde me recuso a ir, só pelo chinfrim que por lá se faz, no jardim/bar da praia. Se é bom e gostam façam a festa onde não haja povo a querer descansar.

  4. esta lei vem evitar os grupos que aparecem na praias com grandes colunas de som e que se acomodam a uns metros de si e que nao o deixam descansar por causa da musica em “altos berros”
    os bares estao autorizados desde que seja para dentro do estabelecimento (claro que quem se deita ao pe, tambem houve a musica).
    é o mesmo que se passa quando estao a jogar à bola ou raquetes na zona em que começa a agua e que muitas vezes se leva com a bola.
    podem jogar mas longe dos banhistas

  5. É verdade sim senhor, essa praia é a minha praia de eleição, praticamente frequentada por 3ª idade e até têm cobertura para deficientes, mas é raro o sábado que nos presenteiem com um chinfrim de musica brasileira e pimba em altos berros…. já reclamei com a organização e mandaram-me fazer queixa à policia se estivesse incomodado, como nunca vi um polícia nessa praia, nem PSP nem marítima , vou fazer queixa a quem? Aguentar eu e minha esposa que já estamos 71/62 anos.
    O mundo é desta gente maluca, nos aguentamos, seja ilegal ou não.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.