Mulheres mais velhas têm maior probabilidade de terem gémeos falsos (e os cientistas já sabem porquê)

Um novo estudo internacional que contou com a colaboração de cientistas da Universidade da Austrália Ocidental sugere que as mulheres são mais propensas a conceber gémeos falsos quanto atingem os 30 anos – e explica porquê.

De acordo com a investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na Nature Ecology and Evolution, esta tendência observada em mulheres mais velhas surge como resultado de uma resposta evolutiva para combater a viabilidade em declínio do embrião.

Os cientistas já sabiam que as mulheres têm maior probabilidade de conceber gémeos a meio do seu período de vida reprodutivo, mas os resultados deste novo estudo, frisa o portal Phys, explicam a história evolutiva que sustenta este fenómeno.

O professor Joseph Tomkins, da Escola de Ciências Biológicas da UWA, explica que a frequência da dupla ovulação – libertação de dois óvulos durante o mesmo ciclo menstrual – evoluiu para manter a fertilidade feminina.

“O nosso trabalho sugere que a probabilidade de libertar dois óvulos aumenta à medida que as mulheres envelhecem devido a uma resposta evolutiva para travar o declínio da viabilidade embrionária associado à idade”, disse o especialista da universidade australiana, citado em comunicado, frisando que se trata de uma questão de evolução.

“Recorrendo a testes simulados, fomos capazes de demonstrar que, em populações ancestrais, a evolução favorecia um cenário na qual dois óvulos são libertados mas em que apenas uma criança nasce, sugerindo que o nascimento de gémeos falsos é um subproduto da seleção pela fertilidade, e não uma forma de aumentar a produção reprodutiva”.

“Esta investigação oferece insights importantes sobre a forma como o nosso passado evolucionário ainda influencia as nossas vidas modernas, com as taxas de conceção de gémeos falsos a crescer à medida que as mulheres ‘adiam’ cada vez mais a gravidez”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …