Ministra brasileira diz que as mulheres devem ser submissas ao homem no casamento

Valter Campanato / ABr

Ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves

Uma nova declaração da ministra brasileira da Mulher, Damares Alves, gerou mais uma polémica. Desta vez, a chefe do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos disse que “dentro da sua conceção cristã” as mulheres devem ser submissas aos homens no casamento.

“Dentro da minha conceção cristã, a mulher, sim, no casamento é submissa ao homem e isso é uma questão de fé”, declarou a ministro na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara dos Deputados, avançou a RT na quarta-feira.

Questionada por um deputado sobre se a mulher deveria ser submissa ao homem, Damares Alves – que também é um pastora evangélica -, explicou que, “dentro da doutrina cristã, dentro da Igreja” entende-se que no casamento “o homem é o líder”.

“Isso não significa que todas as mulheres devem ser submissas e baixar as suas cabeças para o chefe, o agressor e os homens”, frisou

Em fevereiro deste ano, a ministra já tinha causado polémica, ocupando as primeiras páginas da imprensa nacional brasileira, ao garantir que o Brasil estava “numa nova era”, na qual “o menino usa azul e a menina usa rosa”.

Depois das declarações da ministra, os utilizadores expressaram a sua indignação: “Damares Alves afirma que na ‘concepção cristã’ as mulheres deveriam ser submissas aos homens em casamento, e ainda estão nos pedindo para acreditar que esse governo funciona?”, questiona um utilizador no Twitter.

“Uma triste realidade de um estado teocrático no século 21”, afirmou outro.

“Sob o conceito de governo secular, essa senhora não deveria estar no Ministério da Mulher pensando dessa maneira”, escreveu ainda uma internauta.

Em face às críticas, a ministra defendeu-se, também no Twitter. “É uma questão de liberdade religiosa, garantida pela Constituição. Não acreditem nas mentiras que eles contam sobre isso. A mulher vítima de violência jamais deve ser submissa. Deve denunciar o agressor”, indicou.

Desde que ocupou o cargo, Damares Alves tem sido protagonista de vários escândalos. No início de fevereiro, um órgão de comunicação acusou-a de sequestrar a sua filha adotiva e outro de mentir sobre as suas qualificações académicas.

TP, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mais um passo no caminho para a idade média!
    Já se sabia que as religiões são um dos maiores problemas do Brasil, mas, com estes fanáticos religiosos no governo, o Brasil está a dar passos largos em termos de atraso civilizacional…
    Quando uma ministra diz que fala com Deus e não logo afastada e internada, algo vai mesmo muito mal!…

  2. Assim falou a pé de goiaba.

    Submissa nada, tem ser direitos iguais mesmo, as mulheres têm a obrigação de trabalhar e ajudar nas despesas de casa meio a meio mesmo.

RESPONDER

Aulas de Educação Moral e Religiosa juntam alunos de turmas diferentes. Sistema "bolha" violado

Há escolas em que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está a juntar alunos de turmas diferentes, violando assim as recomendações das autoridades por causa da pandemia e pondo em causa o …

Autárquicas. PS e PSD têm de renovar 33 presidentes de câmara

PS e PSD têm, no total, 33 presidentes de câmara que não se poderão recandidatar nas próximas eleições autárquicas, uma vez que já atingiram o limite de três mandatos consecutivos. Os números são apresentados esta …

Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar". O Presidente dos Estados Unidos …

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …

Plano de Recuperação. CGTP deixa aviso em relação ao salário mínimo, CIP apoia aposta do Governo

António Costa reuniu-se esta terça-feira com os parceiros sociais a propósito do Plano de Recuperação e Resiliência. Isabel Camarinha, secretária geral da CGTP, considera que a resposta do Governo face à valorização dos salários é …

Putin estará a comandar campanha para denegrir Biden, admite CIA

Esta terça-feira foi divulgado um documento da CIA que aponta para interferência russa na degradação da imagem de Joe Biden. Vladimir Putin está "provavelmente a comandar" uma campanha para denegrir Joe Biden, candidato do Partido Democrata …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Três minutos desastrosos, um sir alemão e o público que voltou a um estádio

Começou a época 2020-21. O futebol regressou aos estádios, mas o público não — excepto nos Açores. Em Alvalade, nem público, nem jogadores — alinhou a pandemia. O Benfica vingou-se do desaire europeu, o FC Porto …

Pais ajudaram a PJ a apanhar Rui Pinto na Hungria (onde desapareceram 2 sacos de provas)

A Polícia Judiciária (PJ) perseguia Rui Pinto desde 2015, mas só conseguiu apanhá-lo na Hungria em 2019, após ter seguido os seus pais. Um dado revelado em tribunal no julgamento do caso Football Leaks, onde …