Os homens focam-se no aspecto físico de quem está do outro lado; isso também interessa às mulheres – mas elas têm outra prioridade.
Um perfil numa aplicação para encontros não é analisado pela mesma forma por mulheres e homens.
Este primeiro parágrafo não traz propriamente uma grande novidade, na teoria – mas um novo estudo colocou isso na prática, analisou mesmo como pessoas dos dois sexos analisam esses perfis.
A conclusão principal? Os homens focam-se principalmente no aspecto físico; as mulheres também olham para o aspecto físico, mas os recursos financeiros do homem também são prioridade.
O estudo envolveu 20 homens e 20 mulheres, todos jovens estudantes na faculdade, com idades entre os 18 e os 27 anos.
A análise utilizou a tecnologia de rastreamento ocular. Os participantes viram perfis de namoro simulados enquanto os seus movimentos oculares eram registados, permitindo aos investigadores analisar onde a sua atenção estava focada.
Mulheres e homens passaram a maior parte do tempo a olhar para as caras dos perfis – 83% do tempo.
Os homens concentraram-se predominantemente nos rostos das mulheres, ignorando em grande parte informações sobre dinheiro ou profissão.
Mas, dentro do rendimento, os homens prestaram mais atenção a mulheres menos atraentes quando estas tinham rendimentos mais elevados ou ocupações prestigiadas – ou seja, o aspecto físico é a prioridade, mas o dinheiro pode influenciar a atenção masculina quando não há tanta atracção imediata.
Os padrões de atenção das mulheres foram mais complexos, salienta o PsyPost.
O tempo que dedicaram a olhar para os rostos dos homens variou conforme o rendimento e a ocupação apresentados nos perfis; passaram mais tempo a avaliar os rostos dos homens quando os perfis indicavam rendimentos mais baixos ou profissões consideradas menos prestigiantes.
Aparentemente, as mulheres admitem olhar com atenção para alguém com menos dinheiro – mas examinam o aspecto físico de forma mais atenta, provavelmente como uma forma de avaliar a qualidade geral do parceiro.
Noutro aspecto, os homens relataram maior interesse em relações de curto prazo, independentemente do estatuto financeiro da mulher, reforçando a ideia de que o aspecto físico é crucial em contextos onde o investimento a longo prazo não é uma preocupação.
Por outro lado, as mulheres preferem relacionamentos de longo prazo com homens com mais dinheiro e melhores profissões. Procuram parceiros ricos, pensando na estabilidade e na segurança.
Os autores do estudo reconhecem limitações: foco em participantes heterossexuais e o uso de perfis simulados simplificados.