Mulheres e vinho: o rótulo importa

Uma investigação levada a cabo pela Washington State University, nos Estados Unidos, descobriu que as mulheres tendem a comprar vinhos com rótulos femininos.

As mulheres representam 59% dos consumidores de vinho nos Estados Unidos, pelo que o campo da vinificação, dominado por homens, deve ter em conta as perceções deste grupo muito pouco estudado.

A investigação da universidade norte-americana concluiu que as mulheres tendem a comprar vinhos com rótulos femininos, um fenómeno conhecido como “identificação em grupo”. O rótulo também influenciou a sua expectativa relativamente à bebida, com os rótulos femininos a serem associados a um bom vinho.

“As dicas femininas são importantes para as consumidoras”, salientou o investigador Ruiying Cai, citado pelo EurekAlert.

“As mulheres têm atitudes mais favoráveis em relação ao rótulo e ao próprio vinho quando este incorpora elementos femininos. Além disso, também esperam que a sua experiência sensorial seja melhor, sendo mais propensas a comprar a bebida.”

No estudo, a equipa designou “rótulos femininos” como aqueles que continham animais mais delicados, flores e retratos femininos. Rótulos com castelos e cachos de uvas foram encarados como “neutros”, enquanto os “masculinos” apresentavam animais robustos como lobos e veados.

Em duas experiências realizadas online, 324 mulheres observaram garrafas de vinho com rótulos com diferentes dicas de género.

Os resultados revelaram que as participantes compravam mais facilmente vinhos com rótulos femininos – uma garrafa com uma mulher a segurar em flores era mais escolhida do que a que continha um rótulo com um bulldog com uma coleira pontiaguda, por exemplo.

Quando questionadas sobre a experiência sensorial esperada, sem terem ainda provado a bebida, as voluntárias avaliaram a sua preferência tendo em conta diferentes aspetos sensoriais como cor, sabor, aroma e sabor residual.

Ainda assim, apesar de o nível de experiência de cada participante ter influenciado as suas expectativas de sabor, não alterou as suas intenções de compra.

“Independentemente de terem mais ou menos conhecimento sobre vinho, quando viam as dicas femininas nos rótulos, as participantes tinham uma intenção maior de comprar a garrafa. A influência da sugestão de género foi tão forte que superou o efeito do próprio conhecimento”, sustentou a professora e investigadora Christina Chi.

Numa outra experiência, que envolveu um teste de sabor, 138 mulheres foram desafiadas a provar o mesmo vinho mas com rótulos distintos. Os resultados mostraram que foram mais as participantes a provar o vinho com o rótulo feminino do que aquelas que provaram o mesmo vinho com um rótulo masculino.

Os vinhos com rótulos femininos eram mais associados a sabores de fruta, enquanto os sabores minerais eram vinculados ao vinho com o rótulo masculino.

As descobertas foram recentemente divulgadas num artigo científico publicado no International Journal of Hospitality Management.

ZAP //

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