Mulheres checas esterilizadas ilegalmente serão indemnizadas pelo Governo

José Coelho / Lusa

Mulheres esterilizadas sem o seu consentimento receberão uma compensação por parte do governo da República Checa, medida que deverá ser aplicada após o Presidente Milos Zeman aprovar esta semana um projeto de lei.

Segundo avançou esta quarta-feira o Guardian, as mulheres, a maioria de etnia cigana, receberão 300.000 coroas checas (aproximadamente 11.780 euros) como compensação. “Isso significa que o delito cometido contra todos os que foram esterilizados sem o seu consentimento é reconhecido e pode ser reparado”, disse a ativista Gwendolyn Albert.

Entre 1966 e 2012, assistentes sociais usaram incentivos e ameaças para forçar as mulheres a se submeterem ao procedimento. O número de afetadas é desconhecido, mas os ativistas apontam para várias centenas de vítimas.

O programa terminou com o colapso do regime comunista, em 1989, mas as mulheres em trabalho de parto continuaram a ser induzidas a assinar formulários de consentimento. Em alguns casos, não foram informadas de que haviam sido esterilizadas. A lei só foi alterada em 2012, passando a haver um período de reflexão entre a esterilização e a sua realização.

O Ministério da Saúde checo tratará dos pedidos de indemnização, embora ainda não tenha sido anunciada a data de início do processo. As vítimas que comprovarem terem recebido benefícios antes de 1990 serão compensadas. As que foram esterilizadas depois de 1990 terão que descrever os acontecimentos.

Para Elena Gorolová, de 51 anos, assistente social de Ostrava esterilizada aos 21, esta mudança representa uma vitória histórica. “Lutámos muito para vencer esta batalha; algumas das mulheres são agora idosas, outras já faleceram. Estou feliz por verem a luz da justiça”, referiu ao Guardian.

Barbora Cernusakova, da Amnistia Internacional, indicou que a indemnização é um passo crucial para garantir o direito de reparação às vítimas. “Esperamos que a aprovação do projeto de compensação envie uma mensagem a outros países da região, em particular à Eslováquia, que ainda não adotou um mecanismo de compensação semelhante”, frisou.

A responsável referiu que a compensação não encerra a discussão sobre o racismo contra o povo cigano na República Checa, visto que as crianças dessa etnia enfrentam discriminação na educação e costumam ser segregadas em escolas especiais, com um currículo mais limitado. Os ciganos também enfrentam discriminação no emprego e na habitação.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …

Afinal, a crise no transporte marítimo mundial não vai estragar o Natal - pelo menos em Portugal

O transporte de mercadorias está a desacelerar na Ásia e o aumento dos custos está a causar uma onda preocupação na distribuição. Porém, o problema não se deverá fazer sentir na época de Natal. A falta …

Líder do Estado Islâmico no Grande Saara morto por forças francesas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta madrugada que o líder do grupo terrorista "Estado Islâmico no Grande Saara" (EIGS), Adnan Abu Walid Sahraoui, foi "neutralizado" por forças militares francesas. "Trata-se de um novo grande sucesso …

Portugal vai ser o país europeu com mais escalões de IRS

Com o desdobramento do terceiro e do sexto escalão de IRS, Portugal será, a par do Luxemburgo, o país europeu com mais níveis na tabela de taxas de imposto. As mexidas nos escalões de IRS já …

Fisco enviou 50 mil notificações de IUC indevidas e vai anulá-las

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 mil notificações indevidas para pagamento do IUC, que serão anuladas. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 …