Mulher quer gerar a própria neta com óvulos da filha que perdeu

-

Uma mulher de 59 anos está a lutar pelo direito a ser fertilizada com os óvulos que a filha, que morreu de cancro, congelou. Assim, espera poder gerar a própria neta e cumprir aquele que era o último desejo da filha – mas a batalha legal está a revelar se complicada.

O caso já resultou numa primeira decisão contrária à vontade desta mãe. A Autoridade de Fertilização e Embriologia Humana emitiu um parecer impedindo a transferência dos óvulos da clínica de Londres, onde estão congelados, para os EUA, onde a mulher espera que a fertilização “in vitro” seja levada a cabo.

Esta decisão foi tomada em 2014 e aquele órgão independente baseou-se no facto de não haver provas concretas de que a vontade da filha era mesmo que a mãe fosse fertilizada com os seus óvulos. Não haverá qualquer documento escrito a atestá-lo e a palavra da mulher não é considerada suficiente.

A jovem morreu por causa de um cancro no intestino e decidiu congelar os óvulos em 2008, quando ficou a saber que sofria da doença.

A mãe argumenta que a filha esperava poder ser ela própria a usar os óvulos, caso sobrevivesse à doença. Mas diz que, na recta final da sua vida, face à certeza da morte, expressou o desejo de que os óvulos fossem fertilizados por via do esperma de um doador e implantados no seu útero.

Uma clínica em Nova Iorque terá já manifestado poder realizar o procedimento, por uma verba da ordem dos 82 mil euros, mas as questões legais estão a complicar as pretensões da mulher.

Este caso é considerado inédito, por envolver uma dadora de óvulos que já morreu.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O maravilhoso mistério que é um ser humano, e que é a vida humana, está a, e ameaça, tornar-se uma coisa que se fabrica em laboratórios por tecnicos clínicos a pedido de clientes.
    Ter pais, ter uma família em idade razoável, é um direito essencial primordial de todas as crianças. Ter filhos é um dom. Ter crianças (neste caso netos/filhos) não é um direito de ninguém, muito menos algo a cumprir sem olhar a meios, ou simplesmente sobrepondo-se aos direitos mais essenciais da criança.
    Estamos em risco grave de destruir a sociedade, desumanizando-a. E tornando-a pproduto de caprichos de uns e interesses de outros.

RESPONDER

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …