Bonhams Skinner Auction House

A ilustração de N.C. Wyeth comprada por 4 dólares.
Uma mulher de New Hampshire comprou, sem saber, uma peça de arte valiosa por apenas 4 dólares numa loja de artigos usados.
A pintura em questão, criada pelo famoso artista norte-americano N.C. Wyeth, foi uma das quatro ilustrações que ele criou para a edição de 1939 do romance de Helen Hunt Jackson, “Ramona”.
A incrível história começou em 2017, quando a mulher estava à procura de molduras antigas numa loja de artigos usados. Para sua surpresa, deparou-se com um quadro empoeirado e relativamente pesado, que comprou sem pensar duas vezes – por apenas quatro dólares.
Inicialmente, até se referiu a ele, em tom de brincadeira, como um “quadro verdadeiro”. No entanto, uma rápida pesquisa na Internet na altura não deu qualquer informação significativa sobre a sua verdadeira identidade, pelo que a guardou sem suspeitar do seu real valor, explica o All That’s Interesting.
Os anos passaram e o quadro continuou guardado. Durante uma limpeza de primavera, a curiosidade levou-a a partilhar algumas fotografias da obra de arte num grupo do Facebook. Foi aí que Lauren Lewis, uma conservadora do Maine, se deparou com as imagens.
Lewis, que é uma grande connoisseur de arte, reparou em certos pormenores que a intrigaram. Decidiu fazer uma viagem de três horas para ver o quadro pessoalmente e concluiu que se tratava, de facto, de uma obra autêntica e valiosa. Apesar de alguns pequenos arranhões e da necessidade de uma limpeza superficial, o quadro estava notavelmente bem preservado ao longo de 80 anos.
Acredita-se que a obra de arte, uma das ilustrações de N.C. Wyeth para “Ramona”, seja uma peça original, possivelmente oferecida por Wyeth ou pelos editores do livro ao editor ou ao espólio de Helen Hunt Jackson. Embora se conheça a localização de uma das outras ilustrações, duas das quatro perderam-se com o tempo.
Kathleen Leland, especialista em arte americana e europeia na casa de leilões Bonhams, confirmou a autenticidade do quadro com base em provas encontradas no verso da moldura.
N.C. Wyeth foi um ilustrador proeminente do início do século XX, conhecido pela sua capacidade de realçar o drama e o desenvolvimento das personagens dos textos que acompanhava, através das suas cenas vívidas e cheias de ação, cores vibrantes e utilização hábil da luz e da sombra.
A venda está prevista para 19 de setembro, no leilão de Arte Americana da Bonhams Skinner’s, em Marlborough, Massachusetts, e os especialistas estimam que o seu valor poderá atingir os 250 mil dólares.