Mulher autoriza eutanásia de um estranho por engano (e processa hospital)

Uma norte-americana processou um hospital por negligência e por colocar a sua família de luto, depois de mesma autorizar a retirada do suporte de vida de um indivíduo que julgava ser seu irmão.

Segundo informou o Huffpost, na terça-feira, Shirell Powell processou o Hospital St. Barnabas, no Bronx (Estados Unidos), depois de a unidade de saúde ter trocado a identidade de um paciente, afirmando que se tratava do seu irmão – Fred Williams. Este encontrava-se, na verdade, numa prisão de Nova Iorque.

De acordo com um artigo da Associated Press, divulgado na segunda-feira, Shirell Powell sentou-se durante vários dias ao lado do paciente que julgava ser seu irmão, internado com danos cerebrais após ter sofrido uma ‘overdose‘.

Depois de ter autorizado os médicos a desligar as máquinas que mantinham o “irmão” a respirar, e de começar a organizar o seu funeral, foi informada pelas autoridades que tinha ocorrido um “grande erro“. A fatalidade foi descoberta pelo médico-legista da cidade que realizou a autópsia, avançou o Washington Post.

“Descobriu-se que o paciente inconsciente era um afro-americano de 40 anos, chamado  Freddy Clarence Williams, e não o seu irmão, que não tem o nome do meio [Clarence]”, indica o Huffpost.

De acordo com o New York Post, o irmão de Shirell Powell estava preso desde de 01 de julho de 2018. “Quase desmaiei porque matei alguém que nem conhecia. Dei o consentimento”, disse ao jornal. “Eu pensei: ‘Onde está meu irmão? O que está a acontecer? Fiquei arrasada”.

A norte-americana está a processar o hospital por danos não especificados, acusando a unidade de saúde de negligência e de ter causado “danos emocionais severos”.

Ao New York Post, Shirell Powell disse que, inicialmente, surgiram dúvidas quanto ao facto de o homem na cama do hospital ser mesmo o seu irmão. Contudo, acabou-se por concluir que era difícil reconhecê-lo devido ao inchaço.

O advogado de Shirell Powell, Alexander Dudelson, contou que a sua cliente tinha intenções de falar com a família do homem a quem autorizou o desligamento das máquinas, de forma a expressar as suas condolências, mas o escritório do médico-legista e o hospital não lhes forneciam informações, evocando preocupações com a privacidade.

O incidente levou a alguma tensão entre Shirell Powell e o seu irmão, Fred Williams. “Ele disse: ‘Ias me matar?'”, contou ao New York Post. “Expliquei-lhe que não havia nada a fazer, uma vez que estava em morte cerebral”, referiu a norte-americana.

Ao mesmo jornal, Fred Williams assegurou que não estava chateado com a irmã, mas sim com o hospital.

Um porta-voz de St. Barnabas disse ao HuffPost que o hospital não ia comentar sobre litígios pendentes, além de afirmar que o processo “não tinha mérito”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jesus orientou primeiro treino no Flamengo, pediu compromisso e deu lição

O treinador português Jorge Jesus iniciou hoje a ‘aventura’ na equipa de futebol do Flamengo, pedindo aos jogadores “compromisso” em prol do conjunto do Rio de Janeiro, antes de orientar o primeiro treino dos ‘rubro-negros’. “O …

Maher e Safa deixaram sonhos para trás. Mas reencontraram a paz em Portugal

Os sonhos de Maher e de Safa ficaram adiados com a guerra na Síria, mas reencontraram a paz em Portugal, onde residem há dois anos ao abrigo de um programa de acolhimento de refugiados. É no …

São Francisco poderá ser a primeira cidade a proibir venda de cigarros eletrónicos

Se esta decisão for aprovada pela FDA, São Francisco vai tornar-se a primeira cidade a banir a venda de cigarros eletrónicos. De acordo com o Observador, a Câmara de Supervisores de São Francisco, nos EUA, aprovou uma …

Nunca houve tantos deslocados no mundo. São mais de 70 milhões

Um novo recorde foi quebrado no mundo em 2018, com 70,8 milhões de pessoas deslocadas das suas casas ou dos seus países, devido às guerras ou perseguições, anunciou esta quarta-feira as Nações Unidas. O relatório anual …

A monogamia foi inventada pelas mulheres (e o casamento, pelos homens)

A poligamia é natural no ser humano e a monogamia foi criada por imposição para a mulher, diz o investigador português Rui Diogo, que usa a ciência e a história para explicar a relação entre …

Morreu o DJ Zdar do duo electrónico Cassius. Caiu da janela de um prédio em Paris

O músico, produtor e DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos após ter caído da janela de um apartamento em Paris. O seu agente confirmou a "queda acidental" sem revelar …

PS quer o Estado a pagar licença sabática aos portugueses para voltarem a estudar

A criação de uma licença sabática para qualificar trabalhadores e um sistema de prémios e penalizações para combater a desigualdade salarial são medidas que o PS inclui no seu projecto de programa eleitoral. O director do …

Putin reconhece: as condições de vida dos russos pioraram nos últimos anos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu esta quinta-feira que as condições de vida no país pioraram nos últimos anos, mas assegurou que as autoridades russas trabalham para reverter essa tendência, e enumerou os primeiros …

Marcelo, o "verdadeiro professor", é estrela em promo de La Casa de Papel

O novo vídeo promocional de La Casa de Papel tem um protagonista improvável. Marcelo Rebelo de Sousa, ou, na verdade, uma imitação do Presidente da República, faz uma chamada para a inspetora Raquel. Na chamada telefónica, …

Num só dia, derreteu 40% da área superficial da Gronelândia (e há fotografias)

Uma fotografia divulgada no Twitter do climatologista dinamarquês Rasmus Tonboe ilustra o degelo que ocorre na Gronelândia, evidenciando algumas das consequências que podem ser desencadeadas pelo fenómeno.   A imagem, que mostra um trenó a ser …