Este é apenas o segundo caso confirmado no mundo em que uma pessoa foi atingida por um meteorito.
No dia 6 de julho, uma mulher estava a tomar café com uma amiga no pátio da sua casa em Schirmeck, no nordeste de França, quando foi inesperadamente atingida por um meteorito.
Inicialmente, a mulher pensou que tinha sido atingida por um pequeno animal, como um morcego, mas viu depois que tinha sido uma pedra de 50 gramas e do tamanho de uma bola de golfe a embater-lhe na barriga e no peito.
“Ouvi um grande ‘poom’ a vir do telhado junto a nós. No segundo seguinte, senti um choque nas costelas. Pensava que era um animal, um morcego. Pensávamos que era um pedaço de cimento, do que aplicámos nos azulejos do cume. Mas não tinha a mesma cor”, explicou a mulher ao jornal francês Les Dernières Nouvelles d’Alsace.
A mulher levou a rocha ao geólogo Thierry Rebmann, que examinou a pedra e descobriu que continha uma mistura de ferro e silício, típica dos meteoritos. A mulher ficou apenas com nódoas negras no peito e na barriga, não tendo sofrido ferimentos graves.
“Encontrar um meteorito já é pouco comum, mas estar em contacto direto com um e tê-lo a cair em alguém é astronomicamente raro“, explica Rebmann.
Segundo a BBC, apenas 17 meteoritos atingem a superfície da Terra por dia, e a maior parte cai nos oceanos ou em regiões desérticas. Isto significa, diz o astrónomo Michael Reynolds, que “temos mais probabilidades de sermos atingido por um tornado, um raio e um furacão, todos ao mesmo tempo, do que por um meteorito”
Num país como a França, que está numa zona de clima temperado, este evento é ainda mais improvável. Há apenas registo de cinco incidentes com meteoritos em França no século XXI.
A única pessoa no mundo cujo choque com um meteorito foi confirmado foi a norte-americana Ann Hodges, que foi atingida em 1954 quando estava a dormir uma sesta na sua casa. Uma rocha do tamanho de uma bola de ténis rompeu pelo seu telhado e atingiu-a na coxa, tendo deixado a mulher com um hematoma.
Quem é que atirou pedras à senhora?