Nas contas invulgares do campeonato argentino, há uma conquista do Boca Juniors que já assegurou ao gigante argentino a presença numa competição internacional. Mas esse feito está a passar despercebido.
A Liga Profissional 2021 não começou bem para o Boca Juniors. Em cinco jornadas realizadas até agora, o Boca ainda não ganhou nenhuma vez. Acumula quatro empates e já perdeu uma partida. Ocupa o 23.º lugar, num campeonato que tem 26 equipas. E já está a sete pontos do líder Independiente.
No entanto, no futebol argentino as contas não são iguais à quase totalidade dos outros países que têm campeonatos nacionais. Não é apenas esta Liga Profissional que dita a classificação geral e os conjuntos apurados para as competições internacionais.
Há que ter em conta os pontos conseguidos na fase de grupos da Taça da Liga, que terminou em junho e foi ganha pelo Colón. Aí, o Boca foi a terceira melhor equipa, com 22 pontos. Por isso, juntando aos quatro (resultado dos quatro empates) atuais, sobe para o 10.º lugar geral, com 26 pontos.
Como em todos os anos, lembra o Olé, a prioridade do gigante de Buenos Aires é, não só chegar à Taça Libertadores, como vencer a maior competição sul-americana de clubes. Mas mesmo a presença na competição não é certa, para já.
O Colón é a única equipa argentina já apurada para a Libertadores do próximo ano, precisamente por ter vencido a Taça da Liga. O campeão desta Liga Profissional também se vai qualificar. O vencedor da Taça da Argentina também. E, além destas três equipas, apuram-se para a Libertadores os três melhores classificados da tal classificação geral (que, obviamente, ainda não estejam apurados por outra via).
Para o Boca, o 10.º posto na classificação geral não ajuda. No entanto, como está nos quartos-de-final da Taça da Argentina (venceu o rival River Plate nos oitavos-de-final), poderá ser esse o caminho mais viável, para já. Embora ainda faltem muitos jogos.
No meio de todas estas contas, muitos adeptos nem sabem que, mesmo que o Boca Juniors não consiga ficar entre os melhores, quer na classificação geral, quer na Liga, quer na Taça, a equipa de Rojo e de Salvio já está apurada para uma competição internacional: a Taça Sul-Americana.
Como? Ao ter vencido, já neste ano, a primeira edição da Copa Diego Maradona, que garantiu um lugar na Sul-Americana de 2022.