A pensar em mudar de carreira? Tudo o que precisa de saber

Envato Elements

Quando a sua vida profissional chega a um determinado ponto, a perspetiva de uma mudança de carreira é tentadora. Isso pode abrir portas para aprender uma nova atividade, aperfeiçoar competências, conhecer novos colegas e talvez até ganhar mais dinheiro.

Um relatório da McKinsey, baseado num inquérito a mais de 13.000 trabalhadores em seis países, mostrou que cerca de metade dos 2.800 inquiridos que deixaram os seus empregos a tempo inteiro nos últimos dois anos tinham procurado oportunidades em diferentes áreas.

“A pandemia foi um período de convulsões. Realmente reformulou muito a forma como as pessoas pensavam sobre as suas vidas”, disse a Insider Dorie Clark, uma consultora de estratégia e a autora de “The Long Game” (“O Jogo Longo”, em tradução livre).

Se for uma das pessoas que está a ponderar uma mudança de carreira, é provável que precise de conselhos. Os especialistas podem ajudar.

Não aceite uma promoção se estiver infeliz

Há muitas razões para estarmos insatisfeito no trabalho, mas nem sempre essas queixas exigem uma mudança de carreira. Muitas vezes, pequenos ajustes como a transferência para uma nova equipa ou a obtenção de uma nova tarefa podem fazer a diferença.

Quando estamos descontentes, não precisamos de fazer uma mudança dramática – mas também não a devemos deixar de lado só porque nos propuseram uma promoção, disse Maria Kraimer, professora de gestão de recursos humanos na Universidade Rutgers, que conduziu uma pesquisa sobre transições de carreira.

A sua investigação revelou que pessoas que gostariam de voltar aos estudos e prosseguir uma nova linha de trabalho tinham menos probabilidades de seguir com essa ideia se fossem promovidas na sua empresa.

“Entram num caminho rápido, e recebem um aumento, e depois são sugados para um trabalho e um caminho porque estão a ter sucesso. Mas depois acordam 10 ou 15 anos mais tarde e percebem que isto não é o que querem fazer – não era na altura e ainda não é”, referiu.

Ou seja, uma promoção pode ajudar-nos a sentir melhor a curto prazo, mas não devemos deixar que um novo cargo e um aumento de salário nos prendam a um caminho que não nos convém.

Tenha cuidado com as expetativas

Mudar de profissão é um risco e não deve ser encarado de ânimo leve, especialmente no caso de pessoas de meia-idade, muitas das quais não se podem dar ao luxo de abdicar do tempo e dos rendimentos necessários para construir competências.

Para além das horas e do dinheiro, aprender uma profissão requer uma tremenda energia mental. Isso não é necessariamente mau; de facto, os estudos sugerem que o desconforto motiva a aprendizagem e o crescimento pessoal. Mas dependendo do seu estágio de vida, poderá não ter a disposição necessária para lidar com a situação.

Antes de darmos o salto, devemos considerar de que forma a mudança pode afetar a nossa vida pessoal e o tempo que passamos com a família, disse Sian Beilock, cientista cognitiva epresidente do Dartmouth College. “Pode não ser o momento certo para si”, sublinhou.

No entanto, advertiu que não devemos rejeitar uma mudança de carreira por medo. A sua investigação revelou que, reavaliando a forma como encaramos situações difíceis, podemos torná-las mais manejáveis – e ter um melhor desempenho.

Num estudo, um grupo de estudantes do ensino secundário melhorou as suas notas nos testes e diminuiu a sua ansiedade após a leitura de uma passagem que explicava como a excitação fisiológica é a forma de o corpo se preparar para uma tarefa importante e que o stress pode ser canalizado para um melhor desempenho.

Identifique as razões para a saída

Morra Aarons-Mele, do podcast “Anxious Achiever” e fundador da agência de marketing Women Online, insta as pessoas a fazer uma pausa e a considerar a razão pela qual querem deixar o seu atual emprego.

Não há motivações erradas, mas Morra disse que é importante “tentar entender o porquê”. Se sente que algo o está a afastar do seu papel, considere se o seu trabalho pode ser salvo. Há coisas que “podem eventualmente mudar sem realmente abandonar a sua carreira”, disse Morra.

Vale a pena falar com o seu patrão sobre a troca de equipas ou projetos ou sobre a opção de não participar em algumas reuniões regulares.

Seja paciente

As mudanças de carreira bem sucedidas raramente acontecem da noite para o dia, especialmente se estivermos a transitar entre diferentes áreas. A melhor maneira de começar pode ser manter o seu emprego atual e passar noites e fins-de-semana em projetos paralelos, que o posicionarão melhor para um emprego no campo desejado. Assim manterá o salário antes de saltar para algo que possa ser menos estável.

“Se precisar de ser mais comedido, então é provavelmente uma boa ideia demorar um pouco mais do que idealmente deseja”, indicou Dorie Clark.

E por mais assustador que seja o seu próximo trabalho, tente abraçar o seu estatuto de recém-chegado. “É muito provável que tenha de dar um ou dois passos para trás para eventualmente dar um passo em frente na sua nova área. É uma parte necessária do processo”, acrescentou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.