/

MP investiga morte da idosa coberta de formigas. Novas imagens revelam más condições do lar

3

O Ministério Público (MP) está a investigar a morte e as suspeitas de negligência no caso da idosa filmada coberta de formigas no lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, em Loulé, Faro. Entretanto, novas imagens revelam aparentes sinais de maus-tratos a outros idosos.

Após a divulgação nas redes sociais de vídeos que mostram uma idosa de 86 anos coberta de formigas, amarrada a uma cama e com uma ferida aberta numa perna, num lar de Loulé, o MP “está a investigar” e já ordenou “a realização de autópsia médico-legal”, revela à Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República.

A idosa foi filmada naquelas condições degradantes em Junho passado, mas o vídeo só agora chegou à comunicação social. A senhora acabaria por falecer cerca de um mês depois de as imagens terem sido gravadas.

O MP vai agora averiguar o caso, incluindo as circunstâncias da morte da idosa.

A Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime também abriu um inquérito, apresentando ainda queixa-crime contra quem filmou as imagens.

Entretanto, a administração da instituição garantiu à SIC Notícias que se trata de um caso pontual, embora assumindo que revela uma “negligência grave” por parte de uma funcionária. Contudo, foi tudo “prontamente resolvido” e a idosa foi “de imediato higienizada e tratada”, segundo a mesma fonte.

Novas imagens mostram idosos sujos e caídos sobre terra

Mas há novas imagens divulgadas pela TVI/CNN Portugal que mostram outros idosos em alegadas condições degradantes no mesmo lar de Boliqueime.

Nessas imagens, podemos ver um idoso deitado no chão em cima de terra, ao lado de um vaso caído, e uma outra idosa repleta de fezes que não seriam limpas há muito tempo.

Além disso, uma antiga funcionária do lar da Santa Casa de Boliqueime revela à TVI que havia “iogurtes passados da validade” que eram dados aos idosos que, “constantemente, andam de diarreia“.

A mesma funcionária refere que os utentes passavam vários dias sem tomar banho e denuncia ainda as instalações degradadas.

De resto, em Junho passado, alguns funcionários do lar apresentaram queixa à Segurança Social e chegaram a entregar uma carta ao MP a denunciar a situação, como apurou a TVI.

A 7 de Setembro passado, elementos da Segurança Social terão ido ao lar, acompanhados de técnicos da Saúde Pública, segundo avança a SIC Notícias, para avaliar as condições do lar que acolhe cerca de 60 utentes. Contudo, não terão encontrado nada de grave que levasse ao encerramento da instituição.

Ministra pede que se denunciem casos semelhantes

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, já disse que o caso da idosa e das condições do lar deve ser “averiguado até às últimas circunstâncias”.

“É um caso de uma gravidade” em que se tem de devem fazer “todas as averiguações que é preciso“, reforçou a ministra.

Ana Mendes Godinho revelou ainda que, “no início deste mês”, a Segurança Social recebeu uma denúncia quanto a este lar. “Logo após a denúncia, desencadeou as averiguações que está a fazer”, vincou, confirmando que também existe uma “participação por parte do MP”.

A ministra também apelou à denúncia deste tipo de casos. “Se alguém tiver informações sobre situações dessas naturalmente que denunciem e informem para que possa haver intervenção“, pois “a Segurança Social, sempre que há uma denúncia, actua”, notou Ana Mendes Godinho em declarações aos jornalistas.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Bom dia.

    É CRIME

    As imagens da TVI/CNN Portugal chocaram-me profundamente.
    Julguei mesmo, que estava em 1142, exactamente um ano antes da independência de Portugal e que estávamos comandados por um qualquer país do terceiro mundo.

    VERGONHOSO.

  2. Evidentemente que estas inspeções “programadas” da SS, nunca encontram nada de grave, pois os visados não são parvos!
    É necessário que se façam estas inspeções, verdadeiramente de surpresa e aleatoriamente, com fiscais competentes e em numero suficiente, para serem verdadeiramente eficazes.

  3. Jà manifestei a minha opinião en artigo precedente . Fato simplesmente escandaloso para não dizer criminoso , e é , pouco mais acrescento , esperando por o desenlace e apuramento de responsabilidades , que espero Eu sejam sancionadas com prisão preventiva dos culpados de tais monstruosidades , este caso vem a Publico porque alguém teve a coragem de o divulgar ( meu apoio au autor ou autora da filmagem) senão seria abafado sem duvida nenhuma !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.