MP brasileiro denuncia 21 pessoas por homicídio em tragédia ambiental

cv Noticias Esporte De Hoje / YouTube

-

O Ministério Público Federal (MPF) de Minas Gerais, no Brasil, denunciou 21 pessoas por homicídio qualificado pela rutura da barragem de Mariana, em novembro do ano passado, considerado o maior desastre ambiental da história do Brasil.

Quatro empresas também foram denunciadas: a mineradora Samarco, responsável pela barragem; as suas proprietárias Vale e BHP Billiton; e a consultora VogBR, a empresa que assinou o documento atestando a estabilidade da estrutura que se rompeu.

Ao todo, os procuradores do MPF apresentaram acusação contra 22 pessoas, entre elas 21 por homicídio qualificado, e as quatro empresas.

A Samarco e as suas acionistas já vieram contestar a acusação do MPF relativa ao rompimento da barragem de mineração no distrito de Bento Rodrigues.

Entre os acusados por homicídio qualificado com dolo eventual (quando se assume o risco de cometer um crime) estão Ricardo Vescovi de Aragão, ex-presidente da Samarco, Kléber Terra, diretor de operações e infraestrutura, três gerentes operacionais, onze membros do conselho de administração da empresa e cinco representantes da Vale e BHP Billiton.

A lama com resíduos da exploração de minério de ferro invadiu a localidade de Bento Rodrigues, destruindo casas e provocando 19 mortos, para além de destruir vegetação e poluir a bacia do Rio Doce.

Os acusados arriscam até 54 anos de prisão cada um, além do pagamento de uma multa.

Construtora Samarco contesta acusação

“A Samarco refuta a denúncia do Ministério Público Federal, que desconsiderou as defesas e depoimentos apresentados ao longo das investigações iniciadas logo após o rompimento da barragem de Fundão e que comprovam que a empresa não tinha qualquer conhecimento prévio de riscos à sua estrutura“, lê-se numa resposta enviada à agência Lusa.

A mineradora vincou que “a barragem de Fundão era regularmente fiscalizada, não só pelas autoridades, como também por consultores internacionais independentes”, e que “toda e qualquer medida sugerida e implantada no que diz respeito à gestão da estrutura seguia as melhores práticas de engenharia e segurança”.

“Segurança sempre foi uma prioridade na estratégia de gestão da Samarco”, sublinhou a companhia, frisando que “nunca houve redução de investimentos” nessa área.

A Vale repudiou “veemente a acusação”, considerando-a “injusta” e “a todo custo” contra os executivos e empregados da Vale.

A mineradora acusou igualmente o MPF de ter optado por “desprezar as inúmeras provas apresentadas, a razoabilidade, os depoimentos prestados durante quase um ano de investigação que evidenciaram a inexistência de qualquer conhecimento prévio de riscos reais à barragem de Fundão pela Vale”.

A empresa frisou que “jamais praticou atos de gestão operacional na Samarco” e que os elementos da empresa “jamais foram informados pelo corpo técnico e diretivo da Samarco sobre quaisquer irregularidades que representasse riscos reais”, nem pelas consultorias responsáveis pelo monitoramento técnico da estrutura.

Pelo contrário, acrescentou, “sempre lhes foi assegurado que a barragem de Fundão era regularmente avaliada, não só pelas autoridades legalmente competentes, como também por um renomado grupo de consultores internacionais independentes”.

A empresa sublinhou que nunca houve “qualquer mera recomendação por parte de seus membros de redução de investimentos” na área da segurança, que era “prioridade número um”.

A mineradora fez saber que vai lutar na Justiça, acreditando que “a verdade e a sensatez irão prevalecer”.

Em resposta à Lusa, a BHP Billiton Brasil informou que “repudia veementemente as acusações contra a empresa e as pessoas acusadas e que irá apresentar a sua defesa, prestando também todo o suporte na defesa dos acusados”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

França suspende tratamentos com hidroxicloroquina

O Governo francês decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos à base de hidroxicloroquina para pacientes infetados com a covid-19. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração …

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …

O Banif deixou de ser um banco em 2015, mas continua sem haver relatório obrigatório por lei

Os credores aguardam há quatro anos e meio que seja divulgado o relatório que diga qual a percentagem de recuperação a que têm direito por lei. A 20 de dezembro, completaram-se quatro anos desde que o …

FC Porto revela tempo mínimo de paragem de Marcano

O futebolista Iván Marcano, que sofreu uma uma rotura do ligamento cruzado, vai ficar afastado dos revelados pelo menos durante três meses. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto …

Num voo histórico, Space X lança esta quarta-feira astronautas da NASA para o Espaço

A Space X vai lançar esta quarta-feira dois astronautas da NASA para o Espaço. Este voo tripulado será certamente histórico, assinalando momentos importantes quer para a agência espacial norte-americana quer para a empresa de Elon …

Crise no PSG. Mbappé e Di Maria dispensam 70% do salário, Neymar não abdica de um euro

Visando minimizar os impactos financeiros da covid-19, o PSG reuniu com a equipa para discutir uma redução salarial. De acordo com o francês Le Figaro, não houve consenso: Mbappé e Di Maria estão dispostos a …

Bruxelas propõe Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros

A Comissão Europeia vai propor um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros para a Europa superar a crise provocada pela pandemia da covid-19. "A Comissão propõe um Fundo de Recuperação de 750 mil …

Gabriel confirma recuperação. "Pronto para voltar aos relvados"

Recorrendo às redes sociais, o médio brasileiro do Benfica Gabriel confirmou que já recuperou da lesão ocular e que se encontra pronto para voltar aos relvados. "Estou recuperado e pronto para voltar aos relvados graças …