/

O motor mais pequeno do mundo é 100.000 vezes mais fino do que um fio de cabelo

2

O novo motor é 100.000 vezes mais fino do que um fio de cabelo humano e é muito mais eficiente do que motores semelhantes desenhados anteriormente.

Uma equipa de cientistas suíços desenvolveu o mais pequeno motor molecular do mundo, segundo um artigo científico publicado no dia 15 de junho na Proceedings of the National Academy of Sciences.

O Europa Press detalha que o motor é constituído por apenas 16 átomos, medindo menos de um nanómetro – ou seja, 100.000 vezes menos do que o diâmetro de um cabelo humano.

Os investigadores dos Laboratórios Federais Suíços de Ciência e Tecnologia de Materiais (Empa) e da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) garantem que este instrumento pode ser alimentado tanto por energia térmica, como por energia elétrica. Estas características “aproximam-nos do último limite de tamanho para motores moleculares”, sublinha Oliver Gröning, chefe do Grupo de Pesquisa de Superfícies Funcionais da Empa.

Este motor molecular funciona de forma muito semelhante à sua contraparte no mundo macro: converte energia em movimento direcionado. Como um motor de grande escala, este instrumento de 16 átomos contém um estator e um rotor, ou seja, uma parte fixa e uma parte móvel.

Segundo os cientistas, a energia elétrica é preferível, uma vez que o rotor gira na mesma direção e com uma estabilidade de 99%, tornando-o muito mais eficiente do que outros motores deste tipo desenvolvidos anteriormente.

No entanto, mesmo com esta alta taxa de estabilidade, a equipa frisa que os modelos da física quântica, que deveriam levar o rotor a girar em qualquer direção, fazem com que haja a probabilidade de 99% de girar na mesma direção. Isto sugere uma pequena perda de energia que os cientistas pretendem investigar no futuro.

A equipa acredita que este pequeno motor molecular pode permitir, no futuro, “estudar os processos e as razões da dissipação de energia em processos de tunelamento quântico”.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.