//

“Motor impossível” vai ser testado no Espaço

2

A versão atual do “motor impossível” ou motor de propulsão EM Drive está prestes a ser lançada para o Espaço pela primeira vez, o que permitirá aos cientistas confirmar se é realmente possível um motor de foguete gerar impulso sem qualquer tipo de escape.

O conceito de um propulsor eletromagnético como o EM Drive, inventado pelo cientista britânico Roger Shawyer, é baseado na ideia de converter diretamente micro-ondas eletromagnéticas em energia elétrica propulsora, sem necessidade de expulsão de gases.

A invenção de Shawyer foi ridicularizada, durante anos, pela comunidade científica – até a agência espacial norte-americana NASA confirmar, quase uma década depois de a ideia ter sido lançada, que poderia ter encontrado a fórmula para viajar em “warp speed”.

Agora, estamos prestes a ver um EM Drive ser finalmente lançado para o Espaço.

Em 2006, o inventor e engenheiro químico norte-americano Guido Fetta, diretor da Cannae Corporation, inventou o “Cannae Drive” – uma versão semelhante ao motor original de Roger Shawyer.

Guido Fetta anunciou agora que irá em breve lançar o seu motor de propulsão para o Espaço num “6U CubeSat”, um satélite em miniatura.

NASA

O protótipo da EM Drive de Roger Shawyer

O protótipo da EM Drive de Roger Shawyer

De acordo com o Science Alert, quanto mais tempo o satélite permanecer em órbita, mais certezas haverá de que o motor realmente consegue produzir um impulso sem expelir algum tipo de gás na direção contrária.

O inventor ainda não definiu nenhuma data de lançamento, mas é melhor que se apresse, porque além da NASA, também uma equipa de engenheiros na China e o próprio Shawyer estão a trabalhar nos seus próprios EM Drives.

BZR, ZAP

2 Comments

  1. A notícia é interessante e as notícias do ZAP até costumam estar bem escritas… era escusado aquele “haverão” no penúltimo parágrafo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.