Motor espacial “impossível” funciona em teste da NASA

NASA

O protótipo da EM Drive de Roger Shawyer

O protótipo da EM Drive de Roger Shawyer

O EM Drive foi inventado pelo engenheiro aeroespacial Roger Shawyer e, na teoria, não deveria funcionar. No entanto, os resultados do teste realizado em 2015 pela NASA foram agora divulgados e revelam que o motor consegue, realmente, criar propulsão no vácuo.

O engenheiro aeroespacial britânico Roger Shawyer ficou conhecido em 2014 quando anunciou o EM Drive, um motor que é não-newtoniano (não segue a lei da ação e reação), funciona sem combustível e cria impulso sem necessidade de expulsão de gases.

Para funcionar, este propulsor utiliza um magnetrão – um tubo de vácuo de alta potência que produz micro-ondas a partir da interação entre um campo magnético e eletrões.

O magnetrão envia as micro-ondas para uma estrutura que, segundo os defensores desta tecnologia, acaba por gerar o misterioso impulso, produzido, aparentemente, do nada.

De acordo com os especialistas, no papel este motor não deveria funcionar, mas quando colocado em prática, funciona. Aliás, o EM Drive criou uma propulsão de 1,2 milinewtons por quilowatt no vácuo, o que é bem melhor do que o esperado.

O teste foi realizado no Centro Espacial Lyndon Johnson, no Texas, e os cientistas utilizaram um pêndulo de baixa propulsão.

“O teste incluiu um impulso nulo para identificar qualquer fonte de impulso, mas nenhuma foi identificada”, refere o documento da agência espacial norte-americana.

No entanto, os investigadores vão realizar mais estudos para eliminar a possibilidade de a dilatação térmica estar a influenciar os resultados.

Os resultados do estudo ainda não foram publicados em revistas científicas e não passaram pela revisão por pares, mas os cientistas dizem que um artigo deverá ser publicado nos próximos meses na Journal of Propulsion and Power.

O motor “impossível” EM Drive vai ser testado no espaço em breve. Caso realmente funcione, este sistema poderá ultrapassar as grandes barreiras da exploração espacial, permitindo que uma viagem a Marte demore apenas 70 dias.

BZR, ZAP / Hypescience

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Adorei esta passagem:”De acordo com os especialistas, no papel este motor não deveria funcionar, mas quando colocado em prática, funciona. Aliás, o EM Drive criou uma propulsão de 1,2 milinewtons por quilowatt no vácuo, o que é bem melhor do que o esperado”

    Portanto algo que não deveria funcionar, funcionou melhor do que o esperado!

    • Porque Portugal quando recebe esse lixo também é pago pela itália para o tratamento do mesmo. Isto é um resumo bem resumido…

  2. Criando potência a partir do vácuo, mantendo energia reserva para retorno, enviando e recebendo sinais do nosso planeta, eis aí um futuro promissor. Precisamos de que os dados coletados sejam enviados para bases fixas no espaço sideral, encurtando as distancias e facilitando a manutenção de equipamentos ou substituições dos mesmos. Esta nova tecnologia abrangeu sistemas de que é possível obter grandes resultados em um menor espaço de tempo.

  3. Esse motor utiza a matéria escura como base de impulso, por isso n pôde ser encontrada, mas tá aí bem em baixo dos narizes dos cientistas prova que eles queriam!

  4. Muito estranho apresentarem uma tecnologia e desconhecerem os princípios que regem seu funcionamento. Será que já não receberam essa tecnologia pronta?

  5. Caraca, em breve o telemotor entrará em testes também para ver se conseguimos enviar materiais da Terra até Marte, para suprimentos e sementes, além de peças e demais materiais,
    É o homem, bicho, com unhas e dentes, e ainda um pouco de pelos, que consegue através dos ensinamentos herdados e outros adquiridos, e ainda outros “criados”, que nos faz chegar até este momento em que lês estas palavras. Tudo pura tecnologia da perfeição. O homem busca a perfeição e esta perfeição está em seu gene, de forma que vamos sempre trilhar um caminho de evolução, mesmo que esta evolução traga também todas as demais consequências a que estamos vivenciando no planeta, de forma que em algum tempo, com a letargia da ação positiva de limpar o planeta, levará com que parte da humanidade suba até Marte, depois alguma lua de Júpiter e mais algumas décadas povoando várias cidades flutuantes…
    O homem foi criado para isso mesmo. Viver além das fronteiras do quintal do vizinho, ele tem um espírito que o guia na semelhança do qual ora fora criado.

  6. Não há nada de novo nisto!
    Ainda me lembro que uma das experiências demonstrativas de que a luz (fotões/ondas electromagnéticas) tinham efeitos cinéticos.
    As equações de DeBroglie permitem calcular a energia total de um dado fotão conhecidos o comprimento de onda e a energia .
    Embora não tenha massa no sentido newtoniano interage com a matéria ao ser absorvido/emitido pelos electron.
    Assim quando a luz é emitida num sentidohá um efeito cinético no sentido contrário e inverso no outro.
    As energias necessárias são muito altas para distancias interplanetárias e curtos tempos, talvez uteis nas inter siderais ou galáticas. Coisa para as IAs.

RESPONDER

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Clarisse: dois gestos que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também para os registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …

Tribunal europeu dá razão à SIC e condena Estado por violar liberdade de expressão

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) por violação da liberdade de expressão num caso em que a SIC foi obrigada a indemnizar um ex-deputado do PS por ofensa à sua …

Misturar doses da AstraZeneca e da Pfizer aumenta até seis vezes as defesas contra covid-19

Um novo estudo realizado na Coreia do Sul concluiu que o número de anticorpos contra a covid-19 aumentou seis vezes em quem misturou as doses da AstraZeneca e da Pfizer em relação a quem tomou …

Bruxelas abre infração contra Portugal por não transpor regras da UE para comércio desleal

A Comissão Europeia abriu, esta terça-feira, um procedimento de infração contra Portugal e outros 11 Estados-membros por não terem transposto regras da União Europeia (UE) que proíbem práticas comerciais desleais entre empresas na cadeia de …

Federação Portuguesa de Futebol confirma: Supertaça vai ter público nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou, esta terça-feira, que a final da Supertaça, agendada para este sábado, vai poder ter 33% da lotação do Estádio Municipal de Aveiro. Depois de a ministra da Saúde, Marta …

Relatório final da comissão de inquérito sobre o Novo Banco aprovado com voto contra do PS

O relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco foi aprovado pelos deputados, esta terça-feira, apenas com o voto contra do PS e a abstenção do CDS-PP. O relatório final da Comissão Eventual de Inquérito …