Por que razão os mosquitos adoram zumbir nos nossos ouvidos? A ciência responde

O zumbido de um mosquito pode ser muito irritante, sobretudo nas noites de verão em que não deixam os humanos descansar. Agora, os especialistas explicam por que razão estes pequenos insetos gostam tanto de pairar em torno dos nossos ouvidos.

“O zumbido no ouvido é um efeito colateral do bater das asas do mosquito”, explica Michael Riehle, professor de entomologia da Universidade do Arizona, sublinhado que o barulho irritante que é muitas vezes ouvido é, na maior parte das vezes, proveniente de um mosquito fêmea.

Segundo o especialista, os mosquitos machos e fêmeas têm vidas muito diferentes.

Habitualmente, os mosquitos machos costumam sair para captar o néctar das flores, caraterizando-se por desprezar os humanos.

Já as fêmeas, têm a necessidade de encontrar uma refeição de sangue após o acasalamento de modo a ter energia suficiente para produzir ovos. Na verdade, os mosquitos fêmeas são equipados com ferramentas exclusivas para localizar a sua próxima vítima.

“À distância, os mosquitos fêmeas entram no dióxido de carbono que exalamos em plumas cónicas”, refere Riehle ao Live Science.

O investigador frisa que “o dióxido de carbono estimula a fêmea do mosquito a procurar o hospedeiro, voando para a frente e para trás para seguir o gradiente de concentração de volta à fonte”. Ou seja, os mosquitos zumbem em torno das nossas cabeças porque é de onde expulsamos a maior parte do dióxido de carbono.

Conforme vai circulando, o mosquito fêmea aproxima-se do calor do corpo e a nuvem de dióxido de carbono atinge a vítima.

Por outro lado, o mosquito fêmea usa sensores de sabor nos seus pés para determinar se o ser humano, ou qualquer animal com sangue, é adequado para sua próxima refeição.

Embora alguns estudos sugiram que o sangue do tipo O é o mais apetecível para o inseto, Riehle permanece cético, uma vez que ainda não encontrou nenhuma pesquisa sólida que justifique este argumento.

O especialista acredita que outros fatores, como a genética de uma pessoa e até mesmo a dieta, desempenhem um papel mais determinante na escolha da vítima.

De acordo com o Live Science, outro estudo descobriu que os mosquitos fêmeas se sentem mais atraídos por pessoas com bactérias menos diversas na sua pele do que por indivíduos com bactérias cutâneas mais distintas, sendo que os insetos também preferem atacar pessoas que usam cores escuras, como o preto.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Já fui comprar um quilo de chuva. Não afastou os mosquitos. Vou passar à eletricidade em pó. Pode ser que os assuste, e que também amedronte o coronavírus.

  2. A melga, não o mosquito, zumbe porque é o barulho que faz a voar, não escolhe zumbir porque gosta de zumbir nem para mostrar que gosta do nosso co2 ou dos nossos ouvidos.
    Mais um artigo de ciência à pressão.

  3. Já pesquisei sobre esse incômodo e descobri que não poder ser somente pelo C02 ou pelos feromônios que o mosquito nos encontra de noite, pois já presenciei um picando sobre calça jeans. A outra hipótese é que a visão deles é sensível ao espectro infravermelho emitido por nossa pele.

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …