Moscovo: jovem de 15 anos ajudou a salvar 100 pessoas

cv RT

Islam Khalilov

Islam Khalilov manteve uma serenidade incrível num momento improvável. Mas não se considera um herói: “Faz parte do trabalho”.

O ataque terrorista em Moscovo teve um herói muito jovem: Islam Khalilov, que tem apenas 15 anos.

O estudante estava a trabalhar naquela noite de sexta-feira, nos camarins da sala de espectáculos do Crocus City Hall.

Com apenas 15 anos, manteve uma serenidade invulgar num momento de pânico.

Ajudou a orientar as pessoas nos corredores, quando se apercebeu do atentado, tentando tirar o maior número de pessoas daquela situação.

Correu muito e salvou cerca de 100 pessoas, segundo os relatos locais.

“Primeiro ouvi sons estranhos. Pensei que o elevador tinha caído, ou que andava por ali um grupo de pessoas bêbadas”, começa por contar Islam, no canal Al Jazeera.

“Mas quando as pessoas começaram a fugir da zona do elevador em direcção às escadas, percebi que era um ataque terrorista“.

Aí, foi o instinto a funcionar: “Automaticamente evacuei as pessoas rumo à zona da Expo” – é o que ensinam a todos os funcionários da sala.

Viu – de costas – um dos terroristas, que “tinha uma barba, estava vestido com um uniforme militar e estava a caminhar com uma arma”.

Houve depois uma debandada: “No início, todos estavam chocados, ninguém sabia o que fazer e para onde ir; mas eu estava a tentar a ajudar todos – e praticamente todos estavam a seguir as direcções”.

Mesmo com o que fez, “honestamente” não se considera um herói. “Foi parte do meu trabalho. Mais vale uma pessoa sacrificar-se do que permitir a morte de 100 pessoas”, concluiu o adolescente.

Islam Khalilov, tal como Artiom Donskov (outro adolescente que fez praticamente o mesmo), foram homenageados na segunda-feira, na escola.

Ambos receberam um computador portátil, como recompensa.

Na próxima sexta-feira, Islam Khalilov deverá receber um prémio da Direção Espiritual dos Muçulmanos na Rússia, uma importante organização religiosa local.

O atentado causou pelo menos 137 mortos e 182 feridos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.