Há uma mosca que pode acabar com a fome e salvar o planeta

A mosca soldado negra tem o potencial para nos alimentar e acabar com o desperdício. O seu cultivo pode até mesmo ajudar a salvar o planeta.

A Symton BSF é uma empresa onde as larvas da mosca soldado negra são colhidas e vendidas como alimento para vários animais exóticos. No entanto, estas larvas podem agora ser a solução para nos alimentar. Elas conseguem transformar qualquer tipo de resíduo orgânico em proteína de alta qualidade — tudo isto com uma mínima emissão de gases com efeito de estufa.

Esta é uma indústria em crescimento e é compreensível dadas as suas inúmeras vantagens. Por exemplo, meio hectare destas larvas produz mais proteína do que 1214 hectares de gado ou 52 hectares de soja. Com previsões a apontarem a população mundial para os 9,8 mil milhões em 2050 é então fundamental encontrar meios alternativos, mais baratos, menos espaços e menos poluentes.

“Há vinte anos, eu teria rido” com a ideia de alimentar o mundo com insetos, confessou Liz Koutsos, CEO da empresa EnviroFlight, que também tem como negócio o cultivo destas larvas.

“Não há razão para não estarmos a fazer isto numa escala mundial”, disse Jeff Tomberlin, professor de entomologia na Universidade do Texas. Só na China, as larvas da empresa JM Green processam cerca de 50 toneladas de resíduos alimentares por dia.

Aliás, os entomologistas já têm conhecimento do potencial das moscas soldado negras há décadas, tendo proposto em 1970 usá-las para converter estrume em proteína. O problema na altura, de acordo com o The Washington Post, era que ninguém sabia como fazê-lo de uma maneira viável. Em 2002, o panorama mudou, quando conseguiram criar estes insetos em cativeiro e garantir que eles acasalavam com sucesso.

As moscas não têm preferências alimentares e parecem comer praticamente tudo o que lhes é dado — “são generalistas”, explica Tomberlin. Estrume de vaca, dejetos humanos e restos de comida são exemplos de alimentos que as larvas consomem. Até ao momento, apenas torceram o nariz a ossos, cabelo e cascas de abacaxi.

Assim, as larvas podem ser usadas para acabar com o desperdício de comida de uma forma mais amiga do ambiente. As moscas soldado são “onde o carbono vai para morrer”, diz Tomberlin.

“As larvas de mosca soldado negra podem produzir mil vezes mais proteína do que os animais terrestres ou plantas”, diz Liz Koutsos.

Um hectare de terra usado para criar colónias de moscas soldado negras pode produzir quase 60 toneladas de proteína por ano, segundo várias estimativas de especialistas. Por outro lado, o mesmo espaço para gado só permite a produção de 4,5 quilogramas de proteína; para soja, 430 quilogramas; e para galinhas, cerca de 815 quilos.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Deus escolheu este magnífico local para nós, pois é cheio de riqueza e é de uma adaptabilidade incrível.
    Deus no comando!

  2. Pelos vistos vistos em vez de se procurar combater o problema (excesso de humanos), procura-se maneira de o alimentar.

    • Podes sempre começar por dar o teu pequeno mas importante contributo pessoal para combater o problema.
      Porque não te atiras da ponte mais próxima?

      • Se a ignorância e estupidez alimentassem a humanidade certamente só há tua parte terias alimento para algumas centenas de pessoas.

  3. Cara Zap
    Muito interessante a matéria sobre a mosca soldado negra!
    É bastante promissor, principalmente na questão da economia de água.
    Grande Abraço

  4. Em 2050 nove bilhões de humanos em 2100 talvez 15 bilhões. Haja moscas!! Não será a ignorância nosso maior problema?

RESPONDER

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …