Há uma mosca que pode acabar com a fome e salvar o planeta

A mosca soldado negra tem o potencial para nos alimentar e acabar com o desperdício. O seu cultivo pode até mesmo ajudar a salvar o planeta.

A Symton BSF é uma empresa onde as larvas da mosca soldado negra são colhidas e vendidas como alimento para vários animais exóticos. No entanto, estas larvas podem agora ser a solução para nos alimentar. Elas conseguem transformar qualquer tipo de resíduo orgânico em proteína de alta qualidade — tudo isto com uma mínima emissão de gases com efeito de estufa.

Esta é uma indústria em crescimento e é compreensível dadas as suas inúmeras vantagens. Por exemplo, meio hectare destas larvas produz mais proteína do que 1214 hectares de gado ou 52 hectares de soja. Com previsões a apontarem a população mundial para os 9,8 mil milhões em 2050 é então fundamental encontrar meios alternativos, mais baratos, menos espaços e menos poluentes.

“Há vinte anos, eu teria rido” com a ideia de alimentar o mundo com insetos, confessou Liz Koutsos, CEO da empresa EnviroFlight, que também tem como negócio o cultivo destas larvas.

“Não há razão para não estarmos a fazer isto numa escala mundial”, disse Jeff Tomberlin, professor de entomologia na Universidade do Texas. Só na China, as larvas da empresa JM Green processam cerca de 50 toneladas de resíduos alimentares por dia.

Aliás, os entomologistas já têm conhecimento do potencial das moscas soldado negras há décadas, tendo proposto em 1970 usá-las para converter estrume em proteína. O problema na altura, de acordo com o The Washington Post, era que ninguém sabia como fazê-lo de uma maneira viável. Em 2002, o panorama mudou, quando conseguiram criar estes insetos em cativeiro e garantir que eles acasalavam com sucesso.

As moscas não têm preferências alimentares e parecem comer praticamente tudo o que lhes é dado — “são generalistas”, explica Tomberlin. Estrume de vaca, dejetos humanos e restos de comida são exemplos de alimentos que as larvas consomem. Até ao momento, apenas torceram o nariz a ossos, cabelo e cascas de abacaxi.

Assim, as larvas podem ser usadas para acabar com o desperdício de comida de uma forma mais amiga do ambiente. As moscas soldado são “onde o carbono vai para morrer”, diz Tomberlin.

“As larvas de mosca soldado negra podem produzir mil vezes mais proteína do que os animais terrestres ou plantas”, diz Liz Koutsos.

Um hectare de terra usado para criar colónias de moscas soldado negras pode produzir quase 60 toneladas de proteína por ano, segundo várias estimativas de especialistas. Por outro lado, o mesmo espaço para gado só permite a produção de 4,5 quilogramas de proteína; para soja, 430 quilogramas; e para galinhas, cerca de 815 quilos.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Deus escolheu este magnífico local para nós, pois é cheio de riqueza e é de uma adaptabilidade incrível.
    Deus no comando!

  2. Pelos vistos vistos em vez de se procurar combater o problema (excesso de humanos), procura-se maneira de o alimentar.

    • Podes sempre começar por dar o teu pequeno mas importante contributo pessoal para combater o problema.
      Porque não te atiras da ponte mais próxima?

      • Se a ignorância e estupidez alimentassem a humanidade certamente só há tua parte terias alimento para algumas centenas de pessoas.

  3. Cara Zap
    Muito interessante a matéria sobre a mosca soldado negra!
    É bastante promissor, principalmente na questão da economia de água.
    Grande Abraço

  4. Em 2050 nove bilhões de humanos em 2100 talvez 15 bilhões. Haja moscas!! Não será a ignorância nosso maior problema?

RESPONDER

Luanda Leaks. Plataforma confirma que recebeu os dados de Rui Pinto

A Plataforma de Proteção de Denunciantes na África (PPLAAF) confirmou que recebeu do 'hacker' português Rui Pinto os dados relacionados com as recentes revelações sobre a fortuna da empresária angolana Isabel dos Santos. “Muitos meios de …

Príncipe André ofereceu "zero cooperação" no caso Epstein, diz procurador

O Príncipe André ofereceu "zero cooperação" na investigação sobre os crimes do falecido investidor Jeffrey Epstein, embora o FBI e o Ministério Público de Nova Iorque tenham pedido para interrogá-lo. Segundo afirmou o procurador do distrito …

Conceição queixou-se das condições, mas a realidade é bem diferente

No fim do jogo da final da Taça da Liga, Sérgio Conceição desabafou sobre as condições em que trabalha. No entanto, a realidade mostra algo bem diferente daquilo que o treinador dá a entender. Após a …

Estado Islâmico elege Israel como "alvo específico" da sua luta

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) afirmou na segunda-feira, através de uma mensagem áudio, pretender desencadear uma "nova fase" da sua 'jihad', ao eleger Israel como alvo específico. O apelo foi emitido quando o Presidente norte-americano …

Francisco Rodrigues dos Santos: "No CDS não existem Joacines"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje ter uma "confiança inabalável em todos os deputados" que representam o partido na Assembleia da República, e remeteu para mais tarde a questão da liderança …

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …