Dez mortos e 15 feridos em esfaqueamentos no Canadá. Drogas podem ter motivado ataques

Dez pessoas foram mortas e pelo menos 15 ficaram feridas, no domingo, na sequência de esfaqueamentos na província canadiana de Saskatchewan. A polícia já comunicou que está à procura dos dois homens, Damien Sanderson e Myles Sanderson, que estariam a viajar num SUV Nissan Rogue preto.

As autoridades continuam a investigar os 13 locais do crime onde as vítimas foram assassinadas, avançou a agência Lusa, informando que, segundo o líder da federação das Nações Indígenas Soberanas, os esfaqueamentos em causa envolvem duas comunidades indígenas e podem estar relacionados com drogas.

“Esta é a destruição que enfrentamos quando drogas ilegais nocivas invadem as nossas comunidades”, disse o chefe Bobby Cameron. “Exigimos que todas as autoridades tomem a direção dos chefes, dos Conselhos e dos seus membros para criar comunidades mais seguras e saudáveis para o nosso povo”, concluiu o líder.

A comissária da Polícia Montada do Canadá, Rhonda Blackmore, confirmou que foram localizados “dez mortos em 13 locais” em duas comunidades da Nação James Smith Cree Nation e na cidade vizinha de Weldon, ambas em Saskatchewan, no centro do país.

Investigações preliminares mostram que algumas vítimas foram esfaqueadas intencionalmente, enquanto outras foram agredidas de forma aleatória.

As autoridades da Nação James Smith Cree declararam o estado de emergência e criaram dois centros de operações de emergência para “prestar apoio à saúde às três comunidades” na reserva.

Calvin Sanderson, chefe da comunidade Chakastaypasin, que faz parte da Nação James Smith Cree, disse que toda a comunidade foi afetada pelos esfaqueamentos. “Eram nossos familiares (…) é bastante horrível”, salientou.

As forças de segurança continuam a tentar localizar os presumíveis autores, Damien Sanderson e Myles Sanderson, de 31 e 30 anos, respetivamente. A polícia de Regina referiu estar a trabalhar, com o apoio da Polícia Montada, em várias frentes, tendo “mobilizado recursos adicionais para a segurança pública em toda a cidade”.

Os suspeitos foram avistados pela primeira vez em Regina, capital de Saskatchewan, mas o alerta e as operações de busca estenderam-se às províncias vizinhas de Manitoba e Alberta, uma vasta região com metade do tamanho da Europa.

Rhonda Blackmore acrescentou que, além das dez vítimas mortais, várias pessoas ficaram feridas, 15 das quais tiveram de ser transportadas para diferentes hospitais.

Os ataques são “horríveis e perturbadores”, disse o primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau, no Twitter. “Os meus pensamentos estão com as pessoas que perderam um ente querido e com as que ficaram feridas”, escreveu.

Lusa //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.